São cinco dias de um evento formatado por uma estrutura imensa. Dezenas de funcionários envolvidos durante meses na organização. Mas um item é fundamental para que o Encontro Nacional de Formação aconteça: a doação dos servos que se dispõem a trabalhar incansavelmente, servindo de suporte aos mais de oito mil participantes, vindos de todos os cantos do Brasil e de alguns países da América Latina.
Segundo Jorge Corrêa, responsável pelas equipes de serviço, na edição desse ano, em torno de 180 pessoas foram chamadas a ajudar na realização do ENF. Elas são divididas em diversas equipes: Bem Estar dos servos, Bem estar do Conselho Nacional, Editora RCCBRASIL, Credenciamento, Comunicação, Portaria, acolhida, música, estandes e apoio de palco. Os alunos da Escola Nacional de Formação também atenderam ao apelo e estão colaborando na realização do encontro.
Todas as pessoas que ajudam são da Renovação Carismática Católica. A maioria pertence aos Grupos de Oração da diocese de Aparecida/SP e também da diocese vizinha, Lorena. Porém, alguns servos vêm de longe para contribuir com as atividades destes dias de festa da unidade. O trabalho é totalmente voluntário. Os servos apenas recebem quatro refeições diárias e, para facilitar, alguns ficam em um alojamento na cidade de Aparecida.
Leilane Magalhães Brandão tem 19 anos e participa do Grupo de Oração Nova Vida, em Cruzeiro/SP. Ela conta que o coordenador do Grupo fez um pedido para que os servos assumissem essa missão no ENF. “Esta é a primeira vez que participo do ENF e está sendo uma experiência maravilhosa, emocionante. É incrível estar perto de tantas pessoas que têm uma caminhada de muitos anos na Renovação. É um aprendizado!”, relata a jovem que está ajudando a controlar o acesso ao palco.
Ana Maria Correia da Costa é de Lorena e está trabalhando na equipe de Bem Estar dos Servos. Sua função consiste em cuidar da alimentação daqueles que estão servindo no encontro, controlar o acesso na área do refeitório e manter o local limpo e organizado. “Participo da RCC há mais de 20 anos e ajudo no ENF desde que o evento começou a ser realizado na região. É cansativo, mas maravilhoso, fazemos muitas amizades! Não vejo a hora de chegar janeiro para poder viver tudo isso”, revela.
Também de Lorena, o jovem Luiz Henrique dos Santos está ajudando na equipe de Portaria. Pela primeira vez no ENF, Luiz conta que não esperava que fosse ser tão bom. “Pude conhecer vários projetos da RCC e viver coisas muito legais. Espero continuar ajudando nos próximos encontros”.
Édipo D’Caros Turisco coordena o Ministério de Fé e Política na diocese de Umuarama/PR. Para ele, o trabalho destas pessoas é fundamental e faz toda a diferença. “Se não fossem essas pessoas como nós nos deslocaríamos nesse lugar tão grande? Como faríamos quando precisássemos de alguma ajuda? Eles são muito importantes. Nesses dias observei muito a alegria com que todos serviam, sempre animados, sorrindo e nos ajudando”, opina.
A RCCBRASIL agradece, de forma muito especial, a cada servo que atendeu ao apelo, disse seu sim e tornou possível a realização de mais esse ENF! Deus os abençoe!