Após a missa de abertura do terceiro dia do ENF 2014, os servos da RCC do Brasil puderam aprofundar o seu conhecimento e oração com foco no serviço cotidiano em seus Grupos de Oração, num dia todo dedicado ao trabalho em 17 diferentes workshops realizados simultaneamente no Complexo do Santuário Nacional de Aparecida. Confira a seguir a segunda parte da cobertura dos workshops:

 

Formação

Formadores do Brasil inteiro se reuniram para workshop do Ministério de Formação. Eles tiveram momentos específicos de ensino direcionados ao Ministério, como por exemplo, o perfil do formador. 

A primeira pregação foi realizada pelo coordenador nacional do Ministério Vinícius Simões, que falou sobre a experiência de escuta profética que ocorreu na Terra Santa, junto ao ICCRS. Ele destacou as moções relacionadas aos formadores e ao Ministério no Brasil.

O workshop foi também momento de receber todos os direcionamentos para 2014. Ricardo Junior de Souza Tobias é de Ribeirão Vermelho/MG, na diocese de Oliveira, e coordena a forania de Perdões/MG. Ele disse que essa participação na formação acrescentou muito em sua caminhada. “É muito bom poder partilhar nosso trabalho e poder conhecer a realidade das outras dioceses para tentar nos aproximar. Não vejo a hora de começar os encontros para repassar tudo que estou aprendendo aqui”, salientou.

 

Seminaristas

altO ENF é uma grande porta de entrada para o Ministério dos Seminaristas, afirmou William Francisco da Silva, coordenador nacional do Ministério. Segundo ele, muitos seminaristas que ainda não fazem parte vêm para o encontro para participar do workshop, conhecer a dinâmica do grupo e acabam se engajando.

As atividades tiveram início com momentos de oração e partilha. Em seguida, houve uma explicação sobre o que é o Ministério e acolhida aos novatos. Em torno de 30 seminaristas participaram.

No período da tarde, em um clima de total unidade, o grupo se juntou aos sacerdotes do Ministério Cristo Rei para acompanhar a pregação de padre André e de Dom Pedro, arcebispo de Palmas/TO. “O ENF e esse workshop são presentes de Deus para nós”, resumiu o coordenador nacional.

 

 

Profissionais do Reino

altPela primeira vez no ENF, aconteceu o workshop dos ‘Profissionais do Reino’, que é uma assessoria de serviço para a RCC. O grupo, que recentemente passou por uma divisão de serviço, é representando por Reinaldo Bezerra no Conselho Nacional da RCC.

O Profissional do Reino é vocacionado a colocar sua profissão a serviço da sociedade, por meio de cinco pilares que incluem vivência fraterna, diálogo e ação social. Não é necessário ser formado na faculdade, podendo ele atuar em qualquer profissão.

Foi Reinaldo quem conduziu a parte da manhã no workshop, explicando as diferenças entre uma assessoria e um Ministério dentro da Igreja e da RCC. “Vejo isso como um novo na Renovação”, destacou ele.

Para a coordenadora nacional, Rosiane Ferreira Souto Chagas, esta primeira participação no ENF é motivo de grande alegria e emoção. “Esse discernimento de fazer uma divisão de serviço entre os Profissionais do Reino e o MUR surgiu no ano passado e agora já estamos aqui, com o reconhecimento do Conselho Nacional. Vejo isso como ação do Espírito Santo”, declarou.

 

Comunicação Social

altO Ministério de Comunicação Social da RCC do Brasil ofereceu aos servos um workshop com uma coletânea de temas diversos, que foram desde a espiritualidade do comunicador, apresentada pelo Padre João Paulo Veloso, de Tocantins, que é o diretor espiritual desse Ministério, passando por uma reflexão sobre o CHAMADO do comunicador e abordagens técnicas sobre a cobertura de eventos, produção de texto para divulgação das atividades do Grupo de Oração, o pastoreio do clero e cadastro dos Grupos de Oração, as atividades de formação de novos comunicadores, o planejamento nas redes sociais até a análise da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações 2014.

“A cada ano, as formações no ENF melhoram, levarei as novidades sobre atuação nos eventos para melhorar comunicação, como o grupo de Santa Catarina fez, para o Jesus no Litoral. A fala sobre como realizar a cobertura de eventos foi excelente”, afirmou Diego Souza, do Grupo de Oração Frutos da Paz, de Londrina/PR.

“É um Ministério com muitos jovens, já que o jovem tem facilidade com as novas tecnologias para evangelizar, mas nada impede que alguém que como eu, não tão jovem assim, participe, afinal basta ter na equipe quem domine essas inovações”, afirmou Leonardo Duarte, do Grupo de Oração Sagrada Família, de Vila Velha/ES. Ele ressaltou a importância da comunicação como base do Grupo de Oração, um Ministério que une os demais Ministérios e servos da RCC.

O workshop de comunicação abrigou também quem está há pouco tempo no Ministério como Geanderson Márcio, de Guarabira/PB, que aceitou o chamado de Deus para o serviço há pouco mais de quatro meses. Ele participa do Grupo de Oração Boa Nova e pôde perceber que a troca de experiências foi muito boa. “É interessante ver que muitas coisas podem ser modelo para nós, o que deu certo num lugar, podemos adaptar para nossa realidade. Mesmo estando em regiões diferentes do Brasil, falamos a mesma linguagem com a moção do Espírito Santo”, afirmou.

“Fazer com que outras pessoas amem o ministério é nossa tarefa, e aqui, no workshop, parei pra perceber a importância de se apresentar o Ministério com brilho no olhar, com ternura, para encantar os demais e buscar novos servos”, afirmou o coordenador da RCC em Rondônia Adilton André, do Grupo de Oração Água Viva.

E os comunicadores da RCC aproveitaram o workshop para divulgar a data da próxima Escola Nacional de Comunicação, que acontecerá de 01 a 09 de novembro em Recife/PB.

 

Famílias

altO casal Carlos Alberto Gomes da Silva e Eliana de Oliveira Silva mora em Santos/SP e participa do Grupo de Oração Renascer pelo Espírito Santo. Eles aproveitaram a programação do workshop do Ministério para as Famílias, que ofereceu, entre outras atividades, a revisão das metas do Ministério e a reza do Terço das Famílias, onde são contempladas passagens bíblicas relacionadas à vida familiar e no lugar do Pai Nosso e das Ave Marias, são repetidas jaculatórias sobre as famílias.  “É alarmante a falta de Deus na família ‘dita moderna’, que pode ter muitos recursos financeiros, mas está triste, vazia, sem sentido. E o Ministério das Famílias tem o papel de resgatar a vida cristã e despertar Deus nas famílias por meio da atuação de casais que, juntos, aconselham e acompanham outros casais”, afirmou Eliana.

Outro casal do Ministério, Paulo Roberto Pardo e Vanda Pardo, de Manaus/AM participa do Grupo de Oração Magnificat e considerou que o mais importante no workshop foi a meta de ir até a casa das pessoas para evangelizar. “É preciso marcar visitas com os casais que os demais servos do Grupo de Oração conheçam e resgatar as famílias que sequer vão à missa”, afirmou Paulo Roberto.  Sua esposa lembrou também que outra importante meta desse Ministério é a formação de pelo menos um casal do Ministério das Famílias em cada Grupo de Oração.

 

Promoção Humana

altO Ministério da Promoção Humana atua vigorosamente com o amor ao próximo. É preciso ver os irmãos como ele é, com suas misérias e limitações humanas, mas ver nele o rosto de Jesus”, afirmou Gloria Jorge, de Teresina/PI. Ela saiu do workshop animada em continuar o trabalho de evangelização no Piauí com suas amigas Maria Divina da Luz e Marisa Alves.

Durante o workshop deste Ministério, foi testemunhado o desprendimento de alguns servos que, tocados por Deus para evangelizar nos presídios, precisaram passar pelos procedimentos de revista realizados nas penitenciárias, que pode ser para muitos motivo de constrangimento, mas algo necessário para  que o batismo no Espírito Santo chegue até os irmãos nas prisões. “Se despir é uma das barreiras a ser vencida, a outra é convencer as pessoas a ouvir que Jesus ama a cada um, que elas podem mudar de vida”, afirmou José Lima, do Grupo El Shaday, de Salvador/BA, que participa há cinco anos do Ministério de Pregação. Ele saiu do workshop motivado a visitar os Grupos de Oração de sua diocese e sensibilizar os irmãos sobre a importância da promoção humana. “Decidir-se por Jesus é uma atitude individual, mas o importante é que cada servo faça a sua parte e anuncie a palavra aonde for preciso”, afirmou Lima.

 

Universidades Renovadas

altUnidade, conversão e missão. Estes foram os temas centrais trabalhados no workshop do Ministério Universidades Renovadas. Os luquinhas (modo como são chamados os membros do Ministério) foram convidados a viver em um só coração, recobrar um Espírito Novo e cultivar uma comunidade que saia em missão.

Lucas Torres, coordenador nacional do MUR, chamou atenção para a missão do Ministério e ressaltou: “O MUR não é para universitários somente. Além disso, nós temos o papel de evangelizar na universidade e em todo o ambiente que a envolve, tendo responsabilidade sobre as consequências que geram na sociedade”.

Fernando Galvani, “Mococa”, pioneiro do Ministério, falou sobre a necessidade de conversão interior. Exortou os participantes a voltarem à vida fraterna e carismática. “A vida de santidade é um processo. É preciso começar a dar passos concretos”, motivou.

Depois de uma pregação chamando à missão, Lucas partilhou sobre a grande celebração de 20 anos de surgimento do Ministério. Falou sobre as ações que envolverão esta grande festa e sobre a moção para este novo tempo.

Na oração final, os participantes foram levados a se ajoelhar diante da cruz de Cristo, se arrepender de seus pecados e pedir a graça do Espírito Santo para avançarem para águas mais profundas.

O encerramento foi feito de forma emocionante e profética. Uma oração foi feita por todos os membros do Ministério que estão noivos para que sejam abençoados em sua vocação. Depois, os membros já casados oraram pelos solteiros e namorados para que, à escuta da vontade de Deus, formem famílias santas.

Para André Ottaviani, coordenador do MUR na diocese de Bauru, a unidade pode ser experimentada de forma viva no workshop. “Aqui, nós temos o sentimento de família. Neste momento final, vimos que há uma preocupação verdadeira com nossos sonhos pessoais. Isso mostra um grande comprometimento com a unidade. Depois destes momentos, volto para minha diocese com o desejo de por tudo isso em prática. Que não seja somente um tema, mas que a unidade seja uma realidade entre nós”.

 

Confira a cobertura dos outros workshops realizados no ENF 2014: Programação dedicada ao serviço no Grupo de Oração – parte I

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.