Após a missa de abertura do terceiro dia do ENF 2014, os servos da RCC do Brasil puderam aprofundar o seu conhecimento e oração com foco no serviço cotidiano em seus Grupos de Oração, num dia todo dedicado ao trabalho em 17 diferentes workshops realizados simultaneamente no Complexo do Santuário Nacional de Aparecida. Confira a seguir como foram alguns dos workshops:

 

Coordenadores Diocesanos e de Grupo de Oração

O workshop destinado aos coordenadores diocesanos e de Grupos de Oração foi marcado pela unidade. Logo de início, entoaram o canto: “Que sejam um é o que eu quero mais”, levando a um momento de profunda oração.

Durante a manhã, os participantes acompanharam ensino conduzido por padre André que os incentivou a se nortearem por aquilo que é concreto, sempre inspirados pelo Espírito Santo. Vinícius Simões, coordenador nacional da Formação pregou sobre a importância da formação e do apoio que os diocesanos e coordenadores de Grupos devem dar aos servos nesse sentido.

Já no período da tarde, uma dinâmica de trabalho em equipe foi realizada no workshop. A atividade serviu para se aprofundar nos direcionamentos rumo ao jubileu da RCC, norteado pelo Plano de Ação lançado neste ENF. Os participantes se dividiram em grupos de aproximadamente 25 pessoas e precisaram montar quebra-cabeças que formavam frases. “Eles foram incentivados a preencher o livro, cumprir as metas e colocar em prática em suas realidades. Tudo isso através da dinâmica, partilha e debate”, comentou Cristiano Costa, presidente do Conselho Estadual da RCC Minas Gerais.

Renan Saraiva é de Araguaina/TO e comentou sua experiência: “Para mim ficou claro que ninguém foi chamado por acaso. Nada mais é coincidência depois que se é batizado no Espírito Santo. Tivemos uma parte espiritual riquíssima e nessa dinâmica fizemos um planejamento estratégico, vivenciando a unidade”, relatou.

 

Fé e Política

altO Ministério Fé e Política abordou assuntos que chamou a atenção dos participantes sobre o chamado a servir numa sociedade desestruturada. “Fomos atingidos em algum tempo de nossa vida por Deus. Isto implica em nos tornarmos homens e mulheres do bem comum. Somos chamados à construção de vida”. Foi o que partilhou o coordenador estadual do Ministério Fé e Política do Rio de Janeiro, Fabiano Machado. Ele comparou o chamado dos políticos com o chamado dos apóstolos: “Os apóstolos davam a cara a bater assim como os candidatos se colocam à disposição para viver o chamado na vida pública”.

O coordenador também exorta sobre a postura de um político carismático dentro do Movimento da RCC: “Temos que tomar posição de políticos santos que compreendam que um candidato eleito não o foi para arrumar caixa de som para um Grupo de Oração. Porém não é esta a função do político eleito com voto católico”.

Outro momento que marcou o workshop do ministério Fé e Política foi a proposta do coordenador nacional, Sérgio Zavaris, no qual enfatizou que só é possível a análise da leitura do cenário político por meio de formação. Desta forma, ele apresentou o integrante do ministério Fé e Política da arquidiocese do Rio de Janeiro, Zezé Olavo. A paraibana conta que sofreu estupro e passa por um trauma de aborto. “Temos percebido que nós, pessoas de bem, não temos feito o quê deveríamos fazer. O quê nós fazemos para que estas vidas não sejam ameaçadas no ventre dessas mulheres? Temos que colocar em prática o evangelho da vida e não da morte”. Conclui.

 

Ministério Jovem

altO workshop do Ministério Jovem iniciou com um momento de oração com a coordenadora estadual do Ministério Jovem de Minas Gerais, Daniele Almeida: “Deus falava muito sobre a questão da pureza e da santidade. Tive a visualização de um exército de sentinelas que Deus trouxe para recompor as forças deles, cuidando de suas feridas”, partilha a coordenadora.

A primeira pregação, com o coordenador nacional do MJ, Fernando Gomes, falou sobre a realização do projeto “Aqui tem jovem, aqui tem fogo” dentro dos Grupos de Oração jovens e mistos. Ele também falou sobre a vida do discipulado: “Discípulo sem missão é um egoísta missionário, sem discipulado, é estéril!”.

Em seguida, o jovem que contou seu testemunho na JMJ para o papa Francisco, Felipe Passos, da diocese de Ponta Grossa/PR também partilhou seu testemunho com os jovens sentinelas.

A questão da missão também foi abordada pelo membro do núcleo nacional do Ministério Jovem, Ruy Lima. Em seguida, o coordenador estadual do MJ do Mato Grosso falou sobre aspectos práticos de liderança.

 

Cura e libertação

altPara partilhar um pouco de seu conhecimento sobre as curas espirituais, o coordenador nacional do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Marcelo Marangon, convidou o membro da Comunidade Canção Nova, Prof. Felipe Aquino para falar sobre as doenças espirituais.

O professor enfatizou que elas vêm dos pecados capitais: “Cada um dos pecados capitais é cabeça de outros, mas Cristo veio para tirar o pecado do mundo”. E dentro desta perspectiva, ele leva os participantes a refletirem: “Por que foi preciso que Jesus morresse de maneira tão dolorosa para nos salvar? Porque ainda que o homem mais santo morresse na cruz, o resgate não adianta, tem que ser pago por um valor infinito, como nenhum homem fez isto, Deus se fez homem”. E ainda pergunta: “Por que o Pai aceitou ver seu filho na cruz? Porque Ele é Pai e não paternalista”. Assim, ele continua a palavras que Monsenhor Jonas mencionou na celebração da manhã, em não deixar morrer a unção, por meio dos sacramentos. “É onde conseguimos eliminar as doenças espirituais, a cura interior”. Ele finaliza citando as palavras do papa João Paulo II sobre a importância de se buscar a cura pelo sacramento da confissão: “Os consultórios dos psicólogos e psiquiatras estão lotados porque os confessionários estão vazios”.

 

Pregação

altA coordenadora nacional do Ministério de Pregação, Maria Beatriz Spier, relembrou o momento que ela vivenciou uma escuta profética ao lado de membros da ICCRS, em que Deus exortava-os: “Quando rezávamos, Deus falava que já não tínhamos a força do alto. Depois que nos prostramos em arrependimento, o Senhor nos tirou a força do Espírito; somente quando voltamos humildemente, Ele nos batizará de novo. Quando nos arrependemos e pedimos perdão o Senhor começou a falar conosco”.

Ela apresentou quatro pontos importantes para que a evangelização seja cheia do poder e força de Deus: Humildade, arrependimento, volta ao primeiro amor, conversão, obediência e Temor a Deus.  E completa: “Quando vocês evangelizarem lembrem-se disso: Independente de suas qualidades, vocês podem sentir-se cheios de poder e força, mas Deus desliga tudo isso, Ele quer servos humildes”.

 

Crianças

altO tema da unidade foi trabalhado no Ministério para Crianças apresentado pela coordenadora nacional, Hyde Flávia, que indicou cinco níveis da unidade:

1º – Eu comigo mesmo (O olhar de Jesus para nós mesmos);

2º – Unidade entre os irmãos que se traduzem em amor e misericórdia;

3º – Unidade no Movimento vivendo fidelidade ao nosso Carisma;

4º – Unidade com a Igreja.

Ela explicou que a unidade começa ao pé da cruz com o arrependimento e a conversão. Para isso, cinco tópicos foram apresentados para vivenciar de maneira precisa esta unidade: Propósito de não fazer de novo, retomar o que pode ser feito de novo, confissão, exame de consciência e arrependimento.

Sobre Grupinhos de Oração, ela enfatizou que a criança vai ao Grupo de Oração para brincar, por isso, indicou que se trabalhe brincadeiras dinâmicas e exercícios espirituais, tais como fazer elogios, perguntar o quê Jesus faria e levar as pessoas a entenderem que comigo vai ser diferente. Com adolescentes, saber trabalhar com o Youcat. Esta é uma importante ferramenta.

Para finalizar, a partilha das coordenadoras estaduais com seus trabalhos locais pôde edificar o chamado à evangelização de crianças que acontece nas diversas realidades em seus estados: nas praças, shoppings, hospitais, escolas, creches e comunidades carentes.

 

Música e Artes

altO workshop do Ministério de Música e Artes reuniu mais de 800 pessoas, o dobro da última edição. Após oração inicial conduzida pelo coordenador nacional Juninho Cassimiro, Eugênio Jorge pregou sobre espiritualidade aos participantes em tom de ensino e exortação.

A oficina também teve momentos de formação sobre a missão do artista que foi incentivado a sair do comodismo. A comunicação dentro do ministério também foi abordada já que é importante que todas as informações cheguem às bases, os Grupos de Oração.

Para finalizar o workshop do MMA, Juninho falou sobre a moção de viver aos moldes de Nossa Senhora, direcionamento que já vem sendo abordado nas mobilizações nacionais de oração pelo Ministério.

Jonathas Ribeiro é baterista do Ministério de Música Filhos do Céu, na cidade de Nova Resende/MG. Ele contou que achou muito interessante todo o direcionamento passado no workshop. “Foi ótimo ouvir tudo isso de pessoas que realmente conhecem o que acontece na música católica do Brasil”, comentou.

 

Intercessão

altO Ministério de Intercessão reuniu em torno de 1.300 pessoas no workshop. No conteúdo do dia estiveram presentes questões ligadas à intercessão profética e planos de ação para o Ministério nesse ano. 

O coordenador nacional, Luís César, incentivou que os intercessores de todo país tenham um amor fraterno em suas vidas.

Elenita Fátima dos Santos faz parte do núcleo nacional do Ministério e ficou bastante feliz pela quantidade de participantes. “Isso mostra que as pessoas estão com interesse na formação. É o Brasil caminhando em unidade, buscando estar junto. Para nós essa é a resposta de todo o trabalho que vem sendo feito”, afirma.

“Foi uma experiência maravilhosa participar desse workshop. É a primeira vez que venho no ENF e já superou todas as minhas expectativas. É ótimo conviver com todas essas pessoas e conhecer a coordenação nacional”, contou Edilson Elsio Andreotti, da cidade de Agudos, na diocese de Bauru/SP.

 

Confira a cobertura dos outros workshops realizados no ENF 2014: Programação dedicada ao serviço no Grupo de Oração – parte II

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.