Depois de vender muitos brigadeiros, rifas, camisetas, buscar ajuda junto à universidade, viajar até 20 horas, os mais de 1000 “luquinhas” de todo o sudeste chegaram a São João Del Rei/MG. Durante o encontro, puderam viver dias de profunda experiência com o Espírito Santo, afirmar sua identidade de Ministério Universidades Renovadas e partilhar bons momentos de vivência fraterna.
A Santa Missa de abertura do ERUR Sudeste (Encontro Regional Universidades Renovadas) foi presidida pelos bispos Dom Célio Goulart e Dom Miguel Ribeiro, das dioceses de São João Del Rei e Oliveira, respectivamente. Em sua homilia, Dom Célio convidou os “luquinhas” a serem perseverantes diante dos enormes desafios no caminho cristão e lembrando São Alberto Magno, Dom Miguel encerrou a celebração dizendo: “Muita ciência aproxima de Deus, pouca ciência afasta de Deus”.
A primeira pregação do encontro foi ministrada pela coordenadora estadual do MUR São Paulo, Larissa Garbiati. Com o tema “Santificai-vos porque amanhã o Senhor operará no meio de vós maravilhas”, ela falou sobre viver na dependência do querer de Deus e ser submisso a ele para que a santidade seja alcançada. “A maior contribuição que nós podemos dar para a humanidade é sermos santos”, ressaltou.
A sexta-feira (15) ainda foi marcada pelos workshops que ofereceram oito temas diferentes para os participantes, sendo eles: Líder de Fé, Caminhos do discernimento vocacional, Teologia do Corpo, Aprendendo a Sonhar, Espiritualidade Carismática, Seguimento de Jesus Cristo e Ação Evangelizadora no âmbito universitário, Vida de Oração: a importância da vida interior, Profissão como vocação e ainda o Encontro de Professores e Técnicos Administrativos.
A manhã do sábado (16) começou com a pregação de Ivna Sá, uma das pioneiras do Ministério, que falou sobre o tema do ERUR: “E seremos irmãos, verdadeiros cristãos para sempre”. Iniciando com uma partilha pessoal, ela disse que o encontro era o cumprimento de uma promessa de Deus: “com meus 18 anos eu sonhava que o Ministério Universidades Renovadas atravessaria gerações”.
Durante a pregação, Ivna abordou dois pontos essenciais: o Sonho e a Vivência Fraterna. E tomando como exemplo Atos dos Apóstolos falou sobre a necessidade de clamar Pentecostes. “Não consigo ver diferença no que os primeiros cristãos viveram e o que nós temos que viver.Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, ressaltou.
No período da tarde, outro pioneiro do MUR ministrou a pregação. Fernando Galvani, o Mococa, pregou sobre a Identidade do Ministério Universidades Renovadas. E reafirmando parte da fala da Ivna, destacou cinco elementos fundamentais para essa identidade: a vivência fraterna, o sonho, a missão, a competência técnica e a profecia.
Ainda no sábado, os luquinhas puderam saber mais sobre a nova caminhada daqueles que já estão formados. Tiago Paulino explicou o discernimento feito junto ao Conselho Nacional que deu início aos novos trabalhos que serão desenvolvi
Logo depois, André Marino falou sobre “Missão Ad Gentes – um sonho de amor para o mundo!”. Ele contou sobre diversas ações que têm levado o Ministério além das fronteiras brasileiras para países como México, Argentina e Itália.
No domingo (17), a última pregação do encontro foi conduzida pela coordenadora nacional da Comissão Ad Gentes do MUR, Caroline Zanon. Falando sobre o tema “Eu posso ir muito além de onde estou”, a pregadora instigou os participantes a saberem ondem estão: “Pra eu ir além de uma coisa eu preciso saber onde estou”.
Refletindo a Palavra de Marcos 3, 13, que narra a instituição dos Apóstolos, Caroline falou sobre o chamado que Jesus faz a cada “luquinha” a ser apóstolo. A pregação foi encerrada com um grande momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. E num ato marcante, cada coordenador estadual da região sudeste, diante de Jesus Sacramentado, consagrou seu Estado e o MUR aos Planos e Sonhos do Senhor.
Depois de dias tão profundos, os “luquinhas” da região testemunharam grandes maravilhas. Monique Aquino, de Brasília de Minas/MG contou: “Eu tinha me afastado do Ministério e o ERUR foi uma porta aberta para voltar ao GOU e aceitar a santidade”. Já Natanael Neri, também de Brasília de Minas, se sentiu tocado com a missão: “Mais do que experimentar do amor de Deus, me senti chamado a partilhar desse amor com o mundo”.
Para saber mais como foi o encontro, acesse o site oficial do ERUR SUDESTE.
Veja também as fotos no Facebook do ERUR.
Fonte: Comissão de Comunicação ERUR Sudeste