Depois de vender muitos brigadeiros, rifas, camisetas, buscar ajuda junto à universidade, viajar até 20 horas, os mais de 1000 “luquinhas” de todo o sudeste chegaram a São João Del Rei/MG. Durante o encontro, puderam viver dias de profunda experiência com o Espírito Santo, afirmar sua identidade de Ministério Universidades Renovadas e partilhar bons momentos de vivência fraterna.

A Santa Missa de abertura do ERUR Sudeste (Encontro Regional Universidades Renovadas) foi presidida pelos bispos Dom Célio Goulart e Dom Miguel Ribeiro, das dioceses de São João Del Rei e Oliveira, respectivamente. Em sua homilia, Dom Célio convidou os “luquinhas” a serem perseverantes diante dos enormes desafios no caminho cristão e lembrando São Alberto Magno, Dom Miguel encerrou a celebração dizendo: “Muita ciência aproxima de Deus, pouca ciência afasta de Deus”.

altA primeira pregação do encontro foi ministrada pela coordenadora estadual do MUR São Paulo, Larissa Garbiati. Com o tema “Santificai-vos porque amanhã o Senhor operará no meio de vós maravilhas”, ela falou sobre viver na dependência do querer de Deus e ser submisso a ele para que a santidade seja alcançada. “A maior contribuição que nós podemos dar para a humanidade é sermos santos”, ressaltou.

A sexta-feira (15) ainda foi marcada pelos workshops que ofereceram oito temas diferentes para os participantes, sendo eles: Líder de Fé, Caminhos do discernimento vocacional, Teologia do Corpo, Aprendendo a Sonhar, Espiritualidade Carismática, Seguimento de Jesus Cristo e Ação Evangelizadora no âmbito universitário, Vida de Oração: a importância da vida interior, Profissão como vocação e ainda o Encontro de Professores e Técnicos Administrativos.

altA manhã do sábado (16) começou com a pregação de Ivna Sá, uma das pioneiras do Ministério, que falou sobre o tema do ERUR: “E seremos irmãos, verdadeiros cristãos para sempre”. Iniciando com uma partilha pessoal, ela disse que o encontro era o cumprimento de uma promessa de Deus: “com meus 18 anos eu sonhava que o Ministério Universidades Renovadas atravessaria gerações”.

Durante a pregação, Ivna abordou dois pontos essenciais: o Sonho e a Vivência Fraterna. E tomando como exemplo Atos dos Apóstolos falou sobre a necessidade de clamar Pentecostes. “Não consigo ver diferença no que os primeiros cristãos viveram e o que nós temos que viver.Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, ressaltou.

altNo período da tarde, outro pioneiro do MUR ministrou a pregação. Fernando Galvani, o Mococa, pregou sobre a Identidade do Ministério Universidades Renovadas. E reafirmando parte da fala da Ivna, destacou cinco elementos fundamentais para essa identidade: a vivência fraterna, o sonho, a missão, a competência técnica e a profecia.

Ainda no sábado, os luquinhas puderam saber mais sobre a nova caminhada daqueles que já estão formados. Tiago Paulino explicou o discernimento feito junto ao Conselho Nacional  que deu início aos novos trabalhos que serão desenvolvidos pelo Ministério Universidades Renovadas junto aos formados.

Logo depois, André Marino falou sobre “Missão Ad Gentes – um sonho de amor para o mundo!”. Ele contou sobre diversas ações que têm levado o Ministério além das fronteiras brasileiras para países como México, Argentina e Itália.

No domingo (17), a última pregação do encontro foi conduzida pela coordenadora nacional da Comissão Ad Gentes do MUR, Caroline Zanon. Falando sobre o tema “Eu posso ir muito além de onde estou”, a pregadora instigou os participantes a saberem ondem estão: “Pra eu ir além de uma coisa eu preciso saber onde estou”.

altRefletindo a Palavra de Marcos 3, 13, que narra a instituição dos Apóstolos, Caroline falou sobre o chamado que Jesus faz a cada “luquinha” a ser apóstolo. A pregação foi encerrada com um grande momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. E num ato marcante, cada coordenador estadual da região sudeste, diante de Jesus Sacramentado, consagrou seu Estado e o MUR aos Planos e Sonhos do Senhor.

Depois de dias tão profundos, os “luquinhas” da região testemunharam grandes maravilhas. Monique Aquino, de Brasília de Minas/MG contou: “Eu tinha me afastado do Ministério e o ERUR foi uma porta aberta para voltar ao GOU e aceitar a santidade”. Já Natanael Neri, também de Brasília de Minas, se sentiu tocado com a missão: “Mais do que experimentar do amor de Deus, me senti chamado a partilhar desse amor com o mundo”.

Para saber mais como foi o encontro, acesse o site oficial do ERUR SUDESTE.

Veja também as fotos no Facebook do ERUR.

 

Fonte: Comissão de Comunicação ERUR Sudeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.