O Ministério Jovem da Bahia deu início a um novo projeto missionário nos dias 13 e 14 de abril, na cidade de Lapão, Diocese de Irecê. Após realizarem, durante o verão, a missão Jesus no Litoral, os jovens avançaram para o interior baiano com o Jesus nas Praças (JNP). Importantes eventos marcaram a iniciativa, como um arrastão com trio elétrico, formação de lideranças e missionários, missão nas casas e eventos em praça pública.

Já na sexta-feira, estavam presentes membros de outras dioceses da Bahia, que foram ao sertão para conhecer o projeto para posteriormente levá-lo às suas realidades. Neste dia aconteceram formações com o Coordenador Estadual do MJ local, Damião Dias, com o coordenador do MJ em Minas Gerais (onde teve início a missão), Wiliam de Paula, e ainda com o presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica da Bahia, Taciano Nascimento.

Entre as temáticas estavam ensinos sobre o discipulado, a moção da RCC no Brasil, a apresentação de um diagnóstico sobre a realidade social da juventude no Estado e também uma apresentação sobre os detalhes do JNP.

Mobilização

Ainda na noite de sexta-feira a juventude foi às ruas no ritmo da cultura baiana: um trio elétrico embalou o 4º Arrastão com Cristo na diocese. Pela primeira vez aconteceu em Lapão, para assim mobilizar a pequena cidade de 19 mil habitantes, que vive da agricultura, mas atualmente sofre com a maior seca dos últimos quarenta anos.

Cerca de 1,5 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos foram às ruas, embalados pelo axé católico na noite que terminou com a benção do Santíssimo Sacramento.

Missão querigmática

O dia de sábado foi dedicado à missão. Durante a manhã, aconteceu uma formação específica para os missionários que iriam visitar as casas levando a mensagem querigmática. Eles receberam informações sobre a realidade local, repassaram o conteúdo da metodologia do querigma e detalhes de como se relacionar com as pessoas durante a missão. No encerramento da formação, aconteceram oficinas de missão quando todos tiveram a oportunidade de praticar as orientações.

No período da tarde, um grupo de 36 missionários foi às casas de uma região da cidade de Lapão onde, de dois a dois, levaram uma mensagem com anúncio de Jesus Ressuscitado aos moradores.

Nas Praças

Durante a noite os missionários e a comunidade local foram para a praça central da cidade onde participaram da Santa Missa, cristoteca e viveram um momento de pregação e oração.

 

O Projeto

Criado em Minas Gerais no ano de 2009, o Jesus nas Praças foi inspirado no Jesus no Litoral (JNL), que consegue realizar um grande trabalho com a juventude.

Tendo em vista essa realidade, propõe-se que esse novo projeto reúna a juventude de todas as dioceses com um único objetivo: resgatar almas para Deus, mostrando que é possível construir a tão sonhada Civilização do Amor. O projeto tem ainda como objetivo levar a experiência de Pentecostes aos jovens, a fim de que, cheios do Espírito Santo, possam promover esta mesma experiência em seus Grupos de Oração.

Dentro dessa temática, haverão apresentações culturais, pregações, testemunhos e outras atividades envolvendo toda a juventude.






 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.