Por ocasião da Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em maio de 2007, no Santuário de Aparecida, o Papa Bento XVI proclamou a Boa Nova sobre a Família. Ele afirmou que a Família, “patrimônio da humanidade, constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos. Ela tem sido e é escola da fé, palestra de valores humanos e cívicos, lar em que a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente… A família é insubstituível para a serenidade pessoal e para a educação de seus filhos” (Documento de Aparecida, 114).

O apelo dos Bispos na Conferência de Aparecida é veemente: “A Igreja deve favorecer a objeção da consciência diante de leis e disposições governamentais que atentam contra a dignidade da vida e da família. Protegê-las é dever dos legisladores, governantes e profissionais da saúde” (Documento de Aparecida, 435-436)

O Documento “desde a introdução menciona que a Família é um dom cuja vigência enriquece a realidade do continente. Mais adiante dirá que ‘a Família é o valor mais querido por nossos povos’ (n.435). Mas não o deixa como uma expressão subjetiva, que certas correntes modernas poderiam pontuar de caprichosa, mas sim esclarece muito bem: nas famílias latino-americanas se expressa particularmente a riqueza da humanidade (n.6)”.

Neste mês vacacional, como Renovação Carismática Católica, somos convidados, como homens e mulheres batizados no Espírito Santo, assumirmos esta luta em favor da FAMÍLIA, conforme nos convidou a Conferência de Aparecida.

A Família é instituição primordial no coração de Deus e tão rejeitada e humilhada na nossa sociedade, egoísta, escrava de princípios mundanos e pagãos que têm deturpado e destruído a nossa imagem de filhos amados do Pai.

O Ministério das Famílias, inspirado nesta Palavra: “Por esta causa dobro os meus joelhos na presença do Pai, ao qual deve sua existência toda a FAMÍLIA no céu e na terra, para que os conceda segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.” (Efésios 3,14-16 ); convida a todas famílias a renovarem a experiência do Batismo no Espírito Santo.

Celebremos Pentecostes em nossas casas

Pais orem pelos seus filhos; filhos orem pelos pais; esposos orem pelas esposas; cada um faça a imposição de mãos e em nome de Jesus e no poder do Seu sangue precioso. Proclamemos o SENHORIO DE JESUS, neste grande momento da família carismática. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor; não nos conformemos com este mundo, mas o transformemos pela renovação do nosso espírito.”

Sugestão de temas para palestras no mês de Agosto nos Grupos  de Oração:

Tema central: “Famílias batizadas no Espírito Santo, caminho para o discipulado”
“Por esta causa, dobro os meus joelhos na presença do Pai, ao qual deve sua existência toda a FAMÍLIA no céu e na terra, para que conceda, segundo Seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior”.  ( Efésios  3,14-16 )
Primeira Semana
Escuta, ó Família, o Senhor teu Deus (Lucas 24,25-27)
Segunda Semana
Domingo, dia de encontro da Família de Deus (Lucas 24,28-32)
Terceira Semana
A Família se realiza somente na comunidade (Lucas 24,33-35)
Quarta Semana
Pentecostes na Família: caminho para o discipulado (At 10,34-43)
Celebrar Pentecostes na Família (At 11,14-15)

O Pregador (a) de preferência levar a esposa (o) e, se possível, os filhos junto no Grupo de Oração, como testemunho que a família é a Igreja Doméstica.

Estes textos bíblicos são uma caminhada, mas o Espírito Santo é criativo e revelará o que for da vontade do Pai para cada noite, ao ministro da palavra.

Oramos, e peçamos ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, que cada coordenador assuma este compromisso de preparar bem o grupo para este mês, motivando todos os ministérios a se unirem em vigília, oração, jejum e clamor pelas famílias que estão à margem da grande misericórdia do Pai Celestial.
                                                  
MINISTÉRIO PARA AS FAMILIAS NACIONAL
 Airton e Marli – Coordenadores
“Jesus Maria e José, nossa Família vossa é”
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.