Os missionários que irão participar da missão Jesus no Litoral na Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que está sendo organizada pela RCCBRASIL e vai reunir centenas de jovens na cidade do Rio, estão recebendo formação em todo Brasil, por meio da Plataforma Moodle, um ambiente interativo, com várias ferramentas de ensino virtual. “Estamos tendo a oportunidade de disseminar em todo o Brasil a metodologia de evangelização da missão Jesus no Litoral e levarmos as sementes, não só ao litoral, mas a todos os cantos deste país e do mundo”, informa Leonardo de Carvalho, que é membro da Comissão Nacional de Missão do Ministério Jovem e um dos responsáveis pela plataforma de ensino a distância.

Segundo Leonardo, a formação foi dividia em três fases, com cerca de 600 missionários cada uma, que estudarão os temas: Discipulado, Querigma e Operacionalização de Missão. Além destes temas, outro material que cuidará da espiritualidade dos jovens é o “Sentinelas Amigos de Deus”, que une a metodologia dos livros Sentinelas da Manhã e as práticas espirituais elencadas no projeto Amigos de Deus.

O material também poderá ser utilizado na organização de missão em suas comunidades, dioceses e estados. Além disso, acompanham o material didático, vídeos de formação e a possibilidade de fazer o download em formato mp3 para o missionário possa ouvir as formações em qualquer lugar que esteja.

Todo esse trabalho vem mostrando a expansão do projeto Jesus no Litoral, que está chegando a lugares jamais atingidos antes, o que leva os organizadores a estarem confiantes na missão e a colocarem em prática as moções vindas durante as reuniões. “O Senhor nos dizia que nos dava as nações por herança e é isto que está acontecendo. As nações estão vindo até nós! Que realmente seja isto. Que façamos, tomemos as nações por herança e levemos a mensagem de salvação a todas elas”, afirma Leonardo.

Por meio desta nova ferramenta de evangelizar e ensinar a juventude carismática, os organizadores puderam perceber avanços na formação dos missionários, como maior abrangência, interatividade, acessibilidade e, até mesmo, conhecer melhor as virtudes de cada missionário. Segundo o formador, isto poderia acontecer presencialmente, por meio de encontros, mas devido a custos, logística e estrutura, como também o tempo limitado, optou-se por esta ferramenta.

Assim, Leonardo conta o que aconteceu com uma missionária com necessidades especiais. “Tivemos a experiência de respondermos um e-mail de uma missionária com deficiência visual. O que nos impressionou foi a força de vontade dela em querer fazer a formação e ter acesso à plataforma.  Leonardo conta que um dos responsáveis técnicos pela plataforma, Sergio Alexandre, fez uma modificação no sistema, o que possibilitou o acesso dela por meio de um programa que ela tem e que faz a leitura do material completo via internet”, explica o formador emocionado.

Apesar de vibrar com os avanços conquistados por meio da plataforma mundialmente reconhecida, Leonardo ressalta que cuidar da espiritualidade e da vida de oração é a maior prioridade que o missionário precisa ter. “Que nos concentremos na oração e nas práticas espirituais, buscando sempre a concretização e discernimento da vontade de Deus para a vida de cada um de nós. A missão precisa acontecer dentro de cada missionário, para, então, acontecer em todos os locais que este missionário tocar os pés”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.