Há vários anos, o Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima conta semanalmente com uma atividade especial: um Grupo de Oração! Conduzido pelos próprios seminaristas, o Grupo São Miguel Arcanjo reúne, em média, 12 pessoas a cada encontro e tem colhido frutos e testemunhos.

O coordenador do Grupo é o seminarista Anderson Jorge. Thaisson Santarem, atual coordenador distrital do Ministério para Seminaristas da RCC de Brasília, também faz parte do núcleo. Muitos sacerdotes formados no Seminário Maior também fizeram parte do Grupo e hoje continuam na caminhada da vida carismática, inclusive, alguns deles já coordenaram o Ministério em instância nacional.

Segundo Thaisson, com o passar dos anos, o Seminário passou por algumas mudanças positivas. “Antigamente não se tinha muita aceitação com a espiritualidade. Hoje, temos um dia na semana, que é a quinta-feira, dedicado às espiritualidades”. Nesse dia, cada seminarista pode escolher um grupo de determinado carisma para participar e muitos escolhem o Grupo de Oração.

Para o coordenador distrital, ter um Grupo de Oração no Seminário é uma experiência fantástica. “Como disse o Monsenhor Jonas Abib durante o último Congresso Nacional da RCC, torna-se uma bela oportunidade para a ‘volta ao primeiro amor’. A maioria dos seminaristas da nossa casa vieram de Grupos de Oração. Manter o Grupo é um desafio, mas somente pelo nosso testemunho, estamos tendo uma abertura muito maior”, revela.

E os próprios seminaristas tomam conta de todos os detalhes. Antes, só acontecia o Grupo, mas com o amadurecimento dos servos, as funções foram sendo organizadas e hoje o grupo São Miguel Arcanjo já realiza também o Seminário de Vida no Espírito Santo, com a presença de um número maior de participantes, inclusive pessoas de fora do Seminário.

O último encontro aconteceu nesse mês de julho e teve a presença de seminaristas com outro tipo de espiritualidade como pregadores, experiência marcante e renovadora. “Alguns deles não se identificavam, mas por causa desta experiência, acabaram por valorizar e até defender a espiritualidade carismática. Esses encontros nos animam e já temos um número maior de seminaristas que irão para o próximo RENASEM (Retiro Nacional dos Seminaristas)”, completa Thaisson.

E o seminarista também fala sobre sua caminhada na RCC: “Eu participei muito pouco de Grupo de Oração antes do Seminário, mas o grupo de jovens que eu ajudei a fundar na minha paróquia bebia da espiritualidade da RCC. Então, já era carismático antes, mas fui me identificar mesmo com a espiritualidade a partir do 34º RENASEM, que aconteceu em Palmas no mês de janeiro, neste ano”.

O Grupo de Oração São Miguel Arcanjo é realizado toda quinta-feira, das 20h às 21h, no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.