Quinta-feira  (26/01/2017)

A Renovação Carismática Católica do Brasil promoveu nos dias 25, 26,27,28 e 29 de janeiro 2017 o  ENF 2017(Encontro Nacional de Formação). Foi no âmbito do ENF que aconteceu o II ENCONTRO NACIONAL DE INTERCESSÃO PROFÉTICA, que foi ministrado pelo representante Internacional do Ministério de Intercessão no ICCRS (Serviço para a Renovação Carismática Católica Internacional) Cyril John. O Encontro teve início com a apresentação da nova coordenação nacional do Ministério, Josirene França da Silva, que foi apresentada por Luiz César Martins (Ex coordenador nacional do Ministério) como a nova coordenadora do Ministério de Intercessão do Brasil.

Em sua primeira fala, Josirene ressaltou a missão do Ministério de Intercessão na vida de João Batista como aquele que abriu os caminhos do Senhor e dá testemunho da luz que é Jesus, e também convidou todos os intercessores a assumirem o seu campo de ação  que é interceder para que as pessoas tenham um encontro pessoal com Jesus, assumindo a nossa missão de salvar almas. Portanto, é essencial que o intercessor compreenda a sua missão para que possamos dizer como João Batista “Importa que Ele cresça e que eu diminua” (João 3,30).

No segundo momento do Encontro, falando sobre a intercessão profética, Cyril John iniciou com o tema: Estar na Brecha. Essa formação foi fundamentada na palavra de Ezequiel 22,30.  Cyril enfatizou que o Senhor está procurando intercessores para construir uma muralha para proteger o Reino de Deus das invasões do inimigo. Outro ponto importante da formação foi quando o pregador afirmou que: “O intercessor fica na brecha para restaurar o relacionamento entre Deus e o homem”, relacionamento que, muitas vezes, é quebrado pela ação do pecado, pelo maligno ou por nós mesmos. Cyril concluiu o ensino com a frase: “São os intercessores que vão decidir o que estará nas manchetes dos jornais amanhã”, se referindo ao poder que a intercessão tem de reverter a história do país, e convidou a todos os intercessores a mudarem a realidade do Brasil e do mundo por meio da oração.

O segundo ensino teve como tema: Intercessão Profética. Nesse ensino,Cyril John iniciou com seu testemunho pessoal sobre a primeira vez que Deus o chamou a realizar a intercessão profética, quando o Senhor revelou que havia portões que impediam o crescimento da cidade na qual morava. Os portões foram construídos pelo mesmo imperador que construiu o Taj Mahal. Em 1994, Cyril foi com uma equipe orar pelos portões da cidade, tinham nas mãos a Bíblia e ramos de palmeiras, representando a entrada de Jesus na cidade. Depois desse gesto simples houve um grande crescimento na cidade, a Igreja começou a crescer e a RCC se expandiu. O formador também acrescentou que para que a intercessão profética aconteça é preciso ter uma visão ampliada, tendo os olhos abertos para ver o que Deus quiser nos mostrar, pois a todo o momento o intercessor deve discernir o que está no coração de Deus. A intercessão profética só é possível se emprestarmos nossos olhos e ouvidos para Deus. Precisamos confiar no plano e na vontade de Deus. “O Senhor não esconde do intercessor o que está prestes a fazer”.

 

Sexta-feira  (27/01/2017)

Na manhã do dia 27/01, o Encontro teve início com um momento de oração de cura, conduzido por Maria Helena de Curutchet, da Argentina. Maria Helena ministrou a oração com a palavra de Jeremias 1, 5. Na condução, a argentina nos fez ver a necessidade de cura para o intercessor e afirmou que o intercessor é primeiramente um profeta, se o profeta está ferido, o povo também estará.

Cyril deu continuidade ao ensino com o tema: Intercessão Profética. Iniciou com a seguinte colocação: “quando vamos interceder temos um caderno com uma lista de pedidos que já está pronta, isso é bom! Mas nós precisamos avançar. O Intercessor deve ser impulsionado a perguntar ao Senhor o que está no coração do Senhor”. Na intercessão profética, Deus sempre nos dá estratégia para que a intercessão se torne poderosa, assim como fez com Josué quando revelou a estratégia para derrubar as muralhas de Jericó (Josué 6,1-20). Em seguida, houve uma oficina de intercessão profética, os intercessores foram divididos em grupos de 10 pessoas, onde oraram seguindo os seis passos  da intercessão profética que foram explicados pelo pregador.

O quarto ensino teve como tema:Conquistando Reinos pela Fé. Cyril falou sobre a importância da fé do intercessor e chamou a atenção para o fato de Jesus não conseguir realizar alguns milagres por causa  da falta de fé do povo. Também lembrou aos intercessores que é preciso orar com a confiança de quem crê que a sua oração é ouvida. O Pregador recordou a passagem de João 11, 38-44, sobre a ressurreição de Lázaro quando Jesus já iniciou proclamando: “Pai, eu te agradeço por ter me ouvido”.

O último ensino teve como tema: A batalha espiritual na intercessão. Cyril iniciou este momento afirmando que interceder é estar em batalha espiritual, pois, quando estamos intercedendo por alguém estamos retirando-as das guaras do maligno, assim estabelece uma batalha espiritual. Em uma batalha temos os saldados, o inimigo e o campo de batalha, por isso, ressaltou a importância da proteção do saldados com base na carta de São Paulo aos Efésios 6,10-17. Cyril pontuou as armas para o intercessor em uma batalha espiritual:

  1. O Cinturão da verdade;
  2. A couraça da justiça;
  3. A sandália de prontidão;
  4. O escudo da fé;
  5. O Capacete da salvação;
  6. A espada do Espírito;
  7. Oração Ofensiva;
  8. Louvor;
  9. Proclamação da Palavra de Deus;

O pregador afirmou ainda que quando estamos protegidos espiritualmente, nada pode nos destruir.

Assista os ensinos do II Encontro Nacional de Intercessão Profética, realizado no ENF 2017:                                                                                          

Estar na Brecha

Intercessão Profética I

Intercessão Profética II

Conquistando Reinos pela Fé.

A batalha espiritual na intercessão

 

Confira a galeria de imagens do evento acessando rccbrasil.org.br/imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.