O último domingo, 21 de julho, foi marcado por intensos momentos de evangelização nas praias e nas ruas da cidade do Rio de Janeiro. A RCC se uniu ao movimento de Schoenstatt para uma missão especial: acolher a Cruz peregrina, o Ícone de Nossa Senhora e a relíquia do Beato João Paulo II. A missa de acolhida foi celebrada por Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Além de acolher os símbolos da JMJ, os jovens da RCC deram início ao Projeto Jesus no Litoral, e saíram pela praia de Copacabana, Leme e Ipanema anunciando a mensagem da salvação, o querígma. 

 “A responsabilidade de receber uma Cruz peregrina é muito grande, eu, como carismático, me alegro muito em ver a confiança depositada no movimento de carregar os símbolos da JMJ, que é sinal de devoção e fé em todo o mundo”, se emociona Ramao Vilalva, coordenador Estadual do Ministério Jovem do Mato Grosso – Diocese de Rondonopolis.

Para Ruy Lima, um dos articuladores do Projeto, a alegria é imensa. Segundo ele, realizar a Missão Jesus no Litoral na JMJ é uma forma de devolver à Igreja o presente um dia recebido em uma Jornada. “O Jesus Litoral começou com os missionários da região do Paraná que foram numa Jornada com João Paulo II. Aquele encontro mexeu com o coração deles. Assim, decidiram fazer algo diferente, num lugar diferente. Idealizaram a praia para atingir aquelas pessoas de férias. Os próprios missionários também de férias doariam suas férias a Deus em missão. Depois 10 anos, o projeto se espalhou por 18 estados. Onde não tem litoral, chama-se Jesus no Pantanal, na região centro oeste Mato Grosso do Sul, Jesus na Serra, no Paraná, Jesus na Ilha, com características próprias de cada Estado, relata Ruy.

O Projeto continuará nas ruas da cidade do Rio durante toda esta semana, na Praia de Copacabana, e em oito comunidades carentes, realizando atividades missionárias, que incluem abordagem de transeuntes, esportes, shows e apresentações culturais, além de abordagem porta a porta com o anúncio do querigma. O objetivo é difundir a espiritualidade carismática e proporcionar que a JMJ chegue a todos os cantos da cidade. 

 

Você pode acompanhar a cobertura da missão ‘Minuto a Minuto’  no site da RCC na JMJ.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.