O YAI, Youth Arise International, foi fundado em 1994 pela Caritas in Veritate International que é uma confederação de 32 organizações e serve diretamente ao Santo Padre. A missão do YAI é reunir grupos de diversos países dedicados a levantar uma geração de apóstolos para o serviço da Igreja. Em 2013, a RCCBRASIL realizou um Festival da Juventude Carismática, junto ao YAI, antes da Jornada Mundial da Juventude. O Festival reuniu 20 nações e nessa oportunidade a RCC do Brasil foi convidada a ter uma cadeira representativa no organismo. O jovem escolhido para representar a juventude carismática foi Lucas Torres, na época, coordenador nacional do Ministério Universidades Renovadas.
Hoje, a juventude carismática tem uma nova representante, Karla Limoeiro, secretaria do MUR Brasil e na última quinta (25) embarcou para Roma. Karla deve participar de um fórum junto com os representantes dos outros movimentos jovens e depois viaja para Zory, na Polônia, onde acontecerá o fechamento da programação e a organização dos últimos detalhes do Festival da pré-JMJ 2016. O festival acontecerá entre os dias 22 e 25 julho na mesma cidade na Polônia. “Uma surpresa e um grande desafio. Desafio de representar a expressão de nossa juventude e de me deixar ser o que nós somos e não o que pessoalmente trago, esse é o grande desafio da representação.” partilha Karla sobre o que sentiu ao receber o novo convite. “Uma grande providência de Deus por me permitir vivenciar essas experiências tão novas e que me enchem de alegria. Conhecer outros povos, outras cultura especialmente dentro da Igreja.” completa.
Antes de viajar, Karla pôde conversar com Lucas buscando algumas informações de como tudo funciona. Falou também com Fernando Gomes, coordenador nacional do MJ e com a Katia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL. Com essas informações, foi possível se preparar para representar nosso país. “O objetivo de representar o Brasil nesta reunião é o de fazer comunhão, visto que a juventude carismática do nosso país é uma das mais expressivas do mundo, (…) levar as nossas experiências, nossas atividades de evangelização e também conhecer as outras que acontecem pelo mundo e no fim gerar unidade.” explica.
Já em Roma, Karla mandou uma mensagem aos jovens carismáticos: “Dentro da Basílica, quando passei na capela onde São João Paulo II foi sepultado eu lembrava da palavra de At 5,28 e de São João Paulo II quando diz ‘não tenhais medo mas abri as portas a Cristo’. Vencer o medo e ir mais profundo seja onde for que o Senhor nos chame na nossa missão, pois o Senhor nos preparará grandes surpresas. (…) Ele sempre quer nos surpreender.” concluiu.
Fonte: Ministério Universidades Renovadas