Renovação da fé e da esperança! É o que resume o Encontro Estadual do Ministério Jovem da RCC do Rio Grande do Sul. O encontro realizado na cidade de Santa Maria, local da tragédia da boate Kiss, foi discernido pela equipe de organização do evento, antes mesmo do incêndio acontecer.
Cerca de 500 jovens se reuniram no colégio Sant’Anna demonstrando grandes expectativas em relação ao que o encontro iria lhes proporcionar. Foi desta forma que o jovem da cidade de Pelotas/RS, Rian Marques chegou ao local do evento, após dois dias de trabalho na venda de 600 trufas pelas ruas da cidade, para arrecadar fundos para a viagem: “Estar no Encontro Estadual juntamente com o estado do Rio Grande do Sul inteiro é um incentivo para levar esse fogo para a Diocese de Pelotas, que passa por uma reconstrução”, afirma o jovem que levou cerca de 5h para chegar até Santa Maria. Ele informa que o dinheiro arrecadado foi o suficiente para levar 27 jovens pelotenses ao encontro estadual e o valor que sobrou será utilizado para a missão Jesus no Litoral em 2014.
Ser rosto e amigo de Cristo
A abertura do encontro, na tarde do dia 15 de novembro, se deu com a realização da Santa Missa presidida pelo padre da Arquidiocese de Santa Maria, Pe. Diego. Em sua homilia, ele falou como os jovens deveriam estar para realizarem um bom encontro: “O Congresso só terá resultado se as pessoas olharem para o seu rosto, jovem, e para as suas atitudes e enxergarem o rosto de Cristo”, ressaltou.
Participações da liderança estadual puderam motivar os jovens que estavam no evento a viverem um novo tempo em suas vidas. A coordenadora estadual do Ministério Jovem gaúcho, Ana Maria Flores Silva, falou sobre a influência que o jovem exerce no ambiente onde vive: “O jovem tem papel importante na sociedade. Se ele souber usar sua fé e capacidade de mudança, pode transformar o lugar em que vive”, explicou.
“Deus te ama como um pai”
Também esteve presente, ministrando a pregação com o tema: “Amor, o chamado de Deus para nós”, o membro da comunidade Filhos da Cruz, Jeberton Teixeira, queiniciou a primeira pregação do encontro falando sobre o seu testemunho de vida e afirmou que “Se compreendêssemos o quanto Deus nos ama, não precisaríamos mendigar qualquer amor”. O pregador, que escutando a voz de Deus no seu coração, abandonou tudo para ser missionário, disse que, inicialmente, negava o chamado de Deus, até que em um momento ele reconheceu o amor de pai que Deus tinha por ele.
Segundo Jeberton, a palavra proclamada para ele “Deus te ama como um pai” foi como uma flecha no seu coração e a partir daquele dia, ele quis dar tudo para Deus.
O missionário explicou que viver a castidade, a santidade, só é possível quando nos encontramos verdadeiramente com o amor de Deus. “Quem você ama mais? Deus ou sua namorada, ou namorado?”, indagava Jeberton, e concluiu: “O amor que temos por Cristo precisa ser muito maior que o amor pelos nossos amigos ou familiares”.
Após a pregação, os jovens viveram um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, com muitas curas e sinais. Outro momento marcante da EEJ foi a realização da “1ª Noite Cultural”, oportunidade oferecida às dioceses para apresentações artísticas.
A coordenadora estadual do Ministério Jovem, informou que a participação no Encontro Nacional de Formação, ENF 2013 e a presença do papa Francisco na JMJ serviram de motivação para a realização do EEJ: “Nosso último Encontro foi em 2010, em Torres/RS. Tudo nos levou a preparar este momento, desde o Encontro Nacional de Formação, em Aparecida, no início do ano, a Pré-Jornada, onde levamos missionários às praias do Rio de Janeiro, e a própria JMJ. Toda experiência da Jornada e da presença do papa Francisco também foi levada para este Encontro. Temos orgulho de dizer que ‘Somos a Juventude do papa, da Igreja Católica e da RCC”, completou Ana Maria.