Na manhã desta quinta-feira (23), a presidente do Serviço Nacional de Comunhão, Katia Roldi Zavaris conduziu os participantes do Encontro Nacional de Formação (ENF) à uma reflexão sobre a missão do Charis.
Segundo a presidente, o Charis é um convite a unidade para a eficácia na evangelização e para que o batismo no Espírito Santo chegue a tantos filhos de Deus.“O charis tem várias missões dentre elas a conversão pessoal que influi do batismo no Espírito Santo”, disse. Fazendo memória do momento de instituição do serviço, em junho de 2019, recordou o desejo do papa Francisco de que toda a Igreja seja batizada no Espírito Santo. Segundo Katia, o charis é o impulso para a unidade e comunhão fraterna.
O santo padre estabeleceu um tripé como base para que o serviço aconteça na Igreja e realize com eficácia sua missão: 1) Difusão do Batismo no Espírito Santo 2) União dos Cristãos 3) Serviço aos pobres . Para explicar essa tríplice Katia convidou três pessoas para estarem explicando cada um dos pontos.
Difusão do Batismo no Espírito Santo
O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib conduziu uma reflexão a partir de sua experiência com o Espírito Santo. Recordando a pregação querigmática de São Pedro após a experiência do Cenáculo, narrado no livro dos Atos dos Apóstolos, fez referência a ação do Paráclito na eficácia da pregação para a evangelização.“Não há evangelização sem o Espírito Santo” (Paulo VI – Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi”). “O que Deus, o Papa Francisco pede de nós é expandir a graça do Espírito Santo. Não tire o corpo! Que você seja expansor da graça do batismo no Espírito Santo. Primeiro, no lugar onde você e está, segundo nos lugares onde Ele conduzir você! ”, conclui Monsenhor Jonas.
União dos Cristãos
O responsável pela Conferência “Somos Um”, Izaías de Souza Carneiro, conduziu a reflexão sobre o ecumenismo. “E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim” (João 12,32). Essa passagem despertou no coração do pregador o desejo por compreender como Deus poderia atrair todos os homens, sendo que os mesmos se encontram tão divididos. “É através do caminho de unidade que todo o Brasil e o mundo irão reconhecer o senhorio de Jesus. É pela unidade que os Grupos de Oração serão reinflamados pelo Espírito”, reforçou.
“O Espírito Santo habita nos crentes, enche e rege toda a Igreja, realiza aquela maravilhosa comunhão dos fiéis e une a todos tão intimamente em Cristo, que é princípio da unidade da Igreja” (Unitatis Redintegratio § 2). A unidade não pode ser obra das nossas mãos, ela é ação do Espírito Santo”, concluiu Izaías.
Serviço aos pobres
Padre Vicente de Paula Neto, presidente da Comunidade Bethânia meditou acerca da caridade e das obras de misericórdia. “Toda missão é impulsionada pelo próprio Espírito Santo, ele que nos leva, nos faz ir ao encontro dos mais pobres”, afirmou o sacerdote. Recordando a fala de Jesus “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres” (Lucas 4,18), explicou que é o Espírito Santo que impulsiona a anunciar e ir ao encontro do próximo, conduz a tocar o irmão e nele encontrar Jesus. “O Espírito Santo nos impulsiona a abraçar o próprio Cristo na pessoa do pobre”, concluiu.
————————–
Acompanhe a transmissão ao vivo do ENF 2020 pelo Youtube:
https://www.youtube.com/rccbrasil |