Quase 100 carismáticos estão reunidos na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Foz do Iguaçu/PR para mais uma edição da Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários. A quinta edição desse momento de aprendizado e graça iniciou na noite de segunda-feira (16), com aula inaugural conduzida pelos membros do ICCRS.

Durante a sua fala, a presidente do ICCRS, Michelle Moran, afirmou que o Brasil é guardião dessa corrente de graça que é a RCC. Segundo ela, por causa disso, a RCC do Brasil deve aprofundar-se na vivência dos carismas.

Ela também lembrou as duas dimensões nas quais deve acontecer uma escola de formação: que ela seja profética, que forme alunos conduzidos pelo Espírito Santo e abertos às coisas novas do Senhor, e carismática, para que eles sejam aquilo que Deus os chama para ser.

Michelle também lembrou as efemérides pelas quais a Igreja universal passará nesse ano: o Ano da Fé, os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos do Catecismo. Sobre o primeiro, ela baseou-se na passagem de At 14,27, que embasa a mensagem do papa sobre o tema: “Temos um mandato de levar a sério nossa própria formação e sermos mais eficazes como discípulos-missionários. Esse é o grande chamado que a Igreja pede a nós”. Ela diz acreditar que haverá uma graça muito especial nesse Ano.

O diretor do ICCRS, Oreste Pesare, também fez uso da palavra. Segundo ele, é necessário um crescente comprometimento com a Igreja e a RCC.

Já a presidente do Conselho Católico Carismático Latino Americano (CONCCLAT), Sheny Gongora, focou sua colocação nos três pontos levantados pelo papa Bento XVI sobre a Nova Evangelização: um novo ardor, um novo método e novas expressões. Segundo ela, a RCC deve estar capacitada para atuar nesse momento com novos evangelizadores.

Terça-feira
No dia seguinte, os alunos participaram de suas primeiras atividades na Escola. Ministraram suas aulas nesse dia os professores Reinaldo Beserra dos Reis, Carlos César de Sales e Rita de Cássia de Sá. Durante a noite, os alunos foram separados em grupos e apresentaram sob diversas formas as suas expectativas para a Escola: música, teatro e até stand-up comedy foram utilizados.

Segundo a coordenadora da Escola, Lucimar Mazieiro, a turma tem um grande ardor missionário: “Eles estão abertos tanto na parte da formação teológica quanto na formação humana.

As aulas estendem-se até o dia 26.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.