Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, os líderes carismáticos da América-latina se reuniram para falar sobre os assuntos pertinentes às expressões carismáticas em seus respectivos países e no continente como um todo. Além da presença dos coordenadores, o reunião contou com a participação dos assessores eclesiásticos ou representantes do clero. A reunião do Conselho Carismático Latino-americano (CONCCLAT) é anual e em cada edição é escolhida uma sede para fazer a acolhida. Neste ano, o Brasil foi escolhido devido às comemorações dos 50 anos de presença no Brasil e pelo Retiro de Sacerdotes. 

altOs líderes tiveram a oportunidade de partilhar com os coordenadores as ações pastorais carismáticas que estão desenvolvendo em seus respectivos países. Katia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, partilhou sobre os trabalhos realizados pelos 50 anos do Movimento no Brasil somado com toda a motivação espiritual deste tempo comemorativo. Segundo ela, essa reunião foi a “consolidação do que Deus está fazendo neste território carismático brasileiro”.

Além dos direcionamentos do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica (Charis), foram debatidos o Plano Pastoral do CONCCLAT que, neste ano, trabalha a unidade com o tema “Um só Corpo e um só Espírito” (Ef 4, 3-4), o Secretariado Jovem e também o Encontro Carismático Latino-americano (ECCLA).

altOs conselheiros, tendo a experiência de estar no Brasil, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura nacional, a beleza natural do Vale do Paraíba e as comidas tipicamente brasileiras numa noite de muita diversão e festa junina. Andres Arango, presidente do CONCCLAT, ressaltou a alegria e receptividade do Brasil com os líderes carismáticos latinos e destacou a importância da Reunião Anual. “É uma grande alegria encontrarmos com os irmãos e partilharmos sobre a vida, mas sobretudo, juntos, nutrimos com o amor de Deus e discernir sobre a vontade do Senhor para nós, especialmente aos jovens e as próximas gerações”, afirmou o presidente.

Registro do agradecimento dos membros do CONCCLAT pela acolhida da RCCBRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.