A missa que introduziu o terceiro dia do Encontro Nacional de Formação foi presidida pelo fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, com a participação de vários membros e sacerdotes da comunidade. Inicialmente, o Monsenhor acolheu os cerca de oito mil participantes do ENF, que lotaram o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho e saudou os irmãos salesianos. “Estou muito alegre pela quantidade de sacerdotes e pela RCC que produz estas vocações. Eu sei quanto trabalho custa isso, mas é necessário, precisamos formar o nosso povo e por isso que eu vim, porque Deus nos uniu, nos fez uma só voz. Em 1971, fui batizado no Espírito Santo e de lá até agora foi uma caminhada imensa e pela graça de Deus serei carismático até o céu”, expressou.

Após a proclamação do evangelho de Marcos 3,13-19, cantado em árabe pelo diácono Sobhy da Igreja Maronita, da Terra Santa, Monsenhor falou em sua homilia sobre o poder de Deus por meio da unção. “Meu irmãos, nós não podemos matar a unção porque por ela realizamos coisas que só o poder de Deus pode realizar. Não podemos matar a Palavra de Deus, pelo batismo no Espírito Santo você tornou-se ungido e assim você precisa viver”, enfatiza.alt

Em segundo lugar, Monsenhor ressaltou que não podemos matar a unção em ninguém: “Infelizmente nossa inveja, ciúme, o não gostar, acaba matando a unção de alguém. A unção é coisa de Deus e matar a unção em alguém é um pecado”.

Ao falar sobre a passagem do evangelho, ele remete aos participantes que o Senhor os chamou pelo nome, e mencionando a carta do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, ele informa que se trata de um documento escrito especialmente para os membros da RCC, de maneira muito especial, e continuou: “É o próprio Senhor que nos impulsiona para agirmos com parresia, com ousadia e incansabilidade. O Batismo no Espírito Santo é uma graça para evangelizarmos com parresia, aquilo que a Igreja nos pede há tanto tempo e o papa Francisco volta a pedir”.

Após um momento de oração invocando o Espírito Santo com toda a assembleia, ele convidou os participantes a conservarem a unidade com o Espírito Santo.

altAo final da celebração, o assessor eclesiástico da RCCBRASIL, Dom Alberto Taveira tomou palavra para os agradecimentos finais: “Quero junto do Monsenhor Jonas e em nome das comunidades que são filhas e expressões da RCC que estamos aqui para agradecê-los. Em nome da RCCBRASIL queremos louvar ao nosso Senhor por estes presentes da Renovação Carismática Católica, os membros de outros países como Argentina, Honduras, Peru, México e Brasil inteiro. Deus nos oferece tantas surpresas como Eugênio Jorge e Pe. Fábio de Melo”.

Neste momento, uma calorosa chuva de aplausos tomou conta do Centro de Eventos pelas palavras de Dom Alberto, que continuou seus agradecimentos: “Agora falo com o coração da Katia e todo o Conselho da RCC: “O maior presente desta manhã é, sem dúvida Jesus Eucarístico, mas Ele nos trouxe Pe. Jonas Abib. Nós todos aguardávamos muito por sua presença”, conclui.

Em seguida, Katia agradeceu Dom Alberto por representar essa preciosidade ao nosso Movimento e todos os sacerdotes presentes e em nome de toda a RCCBRASIL, agradeceu ao Monsenhor Jonas Abib, por dizer ao Movimento que o ama, saudando-o com um abraço.

Ao final da celebração, Monsenhor Jonas deu a bênção a todos, com a relíquia da Apóstola da Efusão do Espírito Santo, Beata Elena Guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.