Impulsionado pelo Evangelho de Marcos 14, 9: “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho”, o ENF iniciou nessa manhã com a Santa Missa. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Roberto, que levou na procissão de entrada a relíquia de 1º grau, do papa João Paulo II, entregue a ele pelo Monsenhor Oddo, da Polônia.

 

Dom Roberto iniciou a celebração convidando os presentes a saudarem-se entre si e também darem bom dia so Espírito Santo. Foi esse mesmo Espírito que marcou o momento da homilia por meio de vários testemunhos de santidade. Ele contou como foi a sua resposta a Deus: “Se é aqui que o Senhor me chama, aqui permanecerei, pois não devemos temer o Amor de Cristo. Se você realmente quer servir ao Senhor e receber a graça do Espírito Santo tem que ouvir, silenciar e colocar em ordem seus pensamentos.” Inspirado no Evangelho que celebra a festa do apóstolo Paulo, ele convidou os participantes a se desprenderem de si mesmos para vivenciarem uma nova evangelização: “Devemos sair de si e ir ao encontro do irmão para dizê-lo você é uma bênção. Paulo silenciou o coração, ouviu e obedeceu”.

 

Além do seu testemunho e do apóstolo Paulo ele apresentou a pessoa do papa João Paulo II como exemplo de santidade contemporânea: “Nos tempos modernos este homem foi um Paulo dando testemunho e você é chamado a evangelizar com criatividade”. Ele deixa claro que esta evangelização precisa ser fundamentada na Palavra de Deus: “Para isso, tenho que me apaixonar pela Palavra de Deus, beijá-la e sentir as batidas do coração de Deus”.

Como João Paulo II, Dom Roberto citou outro exemplo de serva de Deus – a menina Odetinha, que está em processo de beatificação e canonização no Rio de Janeiro. “Aos nove anos ela era apaixonada pela Eucaristia e sabia contemplar Cristo nos irmãos.  Os santos não fizeram nada de extraordinário, souberam contemplar no ordinário, algo extraordinário”, explicou Dom Roberto convidando todos a também viverem este caminho de santidade:

 

A celebração finalizou com o pedido do bispo aos participantes para colocarem suas necessidades sobre a intercessão da relíquia do papa João Paulo II em momento de oração. Em seguida, ele convidou a todos a estarem unidos na Jornada Mundial da Juventude em julho no Rio de Janeiro, que está com as portas abertas para acolher e tocar cada jovem que participará deste grande evento de encontro com o papa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.