“Sustai vossos passos e escutai!”

 

Queridos irmãos e irmãs, graça e paz!

Creio firmemente que o Senhor tenha permitido esta “mudança em nossas agendas”, este tempo de distanciamento social para falar aos nossos corações e nos levar a uma profunda reflexão pessoal, ministerial e social. Que possamos realmente acolher esta disciplina da parte do Senhor com ouvidos de discípulos, atentos, dóceis, desejosos de apreender a mensagem do Divino Mestre.

Precisamente neste ano em que nos propusemos a “resgatar” a Identidade da Renovação Carismática Católica em nossas vidas, em nossos Grupos de Oração e em nossa ação ministerial, o Senhor nos propõe um tempo de silêncio interior, de mudança de rotinas e hábitos, de revisão de valores, de métodos, de relacionamentos, de atitudes, de prioridades, fazendo brotar em nós uma espiritualidade ainda mais ou novamente fecunda. Uma das Palavras que norteiam para nós o verbo “resgatar” está em Jeremias 6, 16: “Assim fala o Senhor: sustai vossos passos e escutai; informai-vos sobre os caminhos de outrora, vede qual a senda da salvação; segui-a, e encontrareis a quietude para vossas almas.”

O Senhor nos convida, portanto, a “SUSTAR OS PASSOS” (parar, aquietar-nos), “ESCUTAR” (ouvir atentamente, ouvir com reverência), “INFORMAR-NOS” e “SEGUIR”. É exatamente o que temos tido a oportunidade de fazer neste tempo. É evidente que continuamos e devemos continuar evangelizando, ainda que virtualmente – inclusive, teremos Congressos online, fazemos Lives, GO online, etc – mas não devemos deixar passar esta oportunidade que Deus nos está permitindo. Digo permitindo, pois é evidente que Deus não quis a doença, a Pandemia, as inúmeras mortes que estamos vendo com consternação, até porque “a glória de Deus é o homem vivo!” (Santo Irineu de Lião). Mas como “Deus é poderoso para do mal extrair um bem infinitamente maior para o homem” (Santo Afonso de Ligório e Santo Agostinho), não obstante o sofrimento momentâneo que estamos passando e vendo tantos irmãos passarem, sentimos quão poderosamente o Espírito de Deus está agindo e renovando a face da terra. 

Que saibamos ler os sinais dos tempos e perceber, em meio aos barulhos, que a graça de Deus está sendo derramada abundantemente sobre a humanidade. É tempo de orar mais, é tempo de reconciliação fraterna, de restauração e de estreitamento de relacionamentos familiares, é tempo de manifestar solidariedade, é tempo de revisão de vida, é tempo de serenidade, na certeza de que o Ressuscitado está no meio de nós e nos diz: “A paz esteja convosco” (Jo. 20,19b).  

Desejo que “o Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança!” (Rm. 15,13). Alegra-nos o fato de que em breve estaremos juntos novamente, ocasião em que poderemos celebrar presencialmente o mesmo Pentecostes que podemos celebrar já agora.

Veni Sancte Spiritus!

 

Vinícius Rodrigues Simões
Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL
Grupo de Oração Jesus Senhor

alt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.