O mês vocacional deste ano aborda o tema “Há esperança no caminho!”, e o lema: “Ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho” (Cf. Lc 24,32). A CNBB convida  todos a se unir na oração pelas vocações: “queremos pedir ao Senhor da Messe que suscite vocações sacerdotais, religiosas em nossas comunidades, bem como jovens que se preparem dignamente para a vocação matrimonial, fazendo crescer em nossas comunidades a presença frutuosa das famílias cristãs e dos agentes pastorais”.

Leia abaixo, o artigo que os coordenadores nacionais do Ministério para as Famílias, Airton Souza Silva e Marli T. Doneda Silva, enviaram sobre a vocação ao matrimônio:

 

Vocação

A vocação é, na verdade, um chamado a uma missão a cumprir. A Igreja nos ensina que cada um de nós tem uma vocação, uma missão. O próprio batismo nos faz missionários, a luz da fé não somos apenas o resultado do encontro de um homem e uma mulher, mas, todos somos pensados e queridos por Deus desde sempre e para sempre. Toda pessoa tem uma origem divina e humana ao mesmo tempo.

Em nossa origem divina e humana, feitos à imagem de Deus somos todos missionários na essência do nosso ser. Cada pessoa onde quer que se encontre tem uma missão a viver e a cumprir. Ninguém é maior, ninguém é menor. Na fé cristã, o valor da pessoa não se mede pelo cargo que ocupa, mas pelo amor que se vive. Somos todos necessários, pois somos membros vivos uns dos outros.

Essa consciência nos leva ao compromisso na solidariedade com todos, principalmente com os mais pequenos e necessitados. Santo Agostinho afirma: “A maior glória de Deus é a dignidade do homem”.

Como cristão devemos permanentemente nos questionar. Como valorizamos nossa vida e a vida dos que nos cercam? Que tempo investimos no cultivo dos valores da vida em família, na comunidade e na Igreja? Vocação é um investimento diário de nossa fé, e devemos levar isso muito a sério em nossas vidas.

Vocação ao Matrimônio

É muito importante, portanto, refletirmos profundamente sobre a Vocação ao Matrimônio
Orando sem cessar pelos casais, dando a eles sustentação através de nossas preces, vivendo com dignidade e respeito a vocação familiar na comunidade, na Igreja e na sociedade,  assumindo esta missão específica de sermos procriadores da imagem e semelhança de Deus “Frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gênesis 1,28).

Nossa fé exige que sempre assumamos, com responsabilidade diante de Deus e dos homens, a construção de uma geração, que transmita os valores cristãos. “O que Deus uniu, o homem não separe” (Mateus 19,6), buscando na vida a dois, lutar contra os princípios mundanos: Egoísmo humano, a Ganância desenfreada, a Vaidade avassaladora, e o TER, SER e PODER; isso tudo acima dos princípios ensinados por Jesus: humildade, paciência, brandura, fidelidade e AMOR.

A vida do casal regada com o diálogo, a partilha, e o amor fraterno, acompanhada da caridade, será sempre um grande celeiro de vocações, pois neste ambiente a presença de Deus será constante e ali os filhos aprenderão e levarão para suas vidas, conceitos cristãos e verdadeiros, que frutificarão e multiplicarão em suas vidas.

Leia mais:

Famílias batizadas no Espírito Santo, caminho para o discipulado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.