Entre os dias 24 e 26 de maio, ocorreu no Distrito Federal o Encontro Nacional do Ministério de Formação. O tema do Encontro foi “Combate o bom combate da fé” (1Tm 6,12a).
Momentos de efusão do Espírito Santo, de escuta profética, de formação para os formadores de todo o Brasil, de orientações e vivência fraterna fizeram parte da programação do evento. Com participantes de diversos estados, todas as regiões brasileiras lá estavam representadas.
“O Senhor nos exortou a reavivar a chama do dom de Deus e por isso agraciou os participantes com uma poderosa efusão do Espírito Santo para sermos ‘outros Timóteos’ espalhados pelo país. Foi muito forte essa moção de sermos tais quais o apóstolo Timóteo, árduo defensor da sã doutrina, grande combatente das ‘doutrinas extravagantes’ e dos falsos doutores que já iludiam muitos cristãos de sua época”, disse o coordenador nacional do Ministério de Formação, Vinícius Simões.
“E esse bom combate da fé deve começar em nossa vida pessoal e extravasar para a missão”, afirmou o coordenador. “Meditamos e aprofundamos aspectos práticos para o bom exercício de nosso Ministério, além de refletirmos sobre a importância da formação humana, como uma das dimensões essenciais da formação do cristão que a Igreja nos aponta mais precisamente desde o Concílio Vaticano II”, prosseguiu.
Entre os temas que mereceram destaque, o domingo foi voltado à riqueza e à fundamental importância do Sagrado Magistério da Igreja como voz de Deus a orientar nossos passos e fundamentar a nossa fé.
Durante o encontro foi registrado um número considerável de novos cadastros como colaboradores dos projetos da RCCBRASIL. Outra maneira que os formadores encontraram de contribuir com os projetos da RCC durante o encontro foi através de uma coleta realizada em prol da Sede Nacional.