Conscientes da importância da formação como um dos pilares para a reconstrução que o Senhor quer realizar na RCC no Brasil, o núcleo nacional e os coordenadores estaduais do Ministério de Formação de São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Piauí e Ceará se reuniram em Vitória/ES. O encontro, que aconteceu entre os dias 29 e 30 de maio, teve como objetivo traçar algumas linhas de orientação para o trabalho da formação nos próximos anos.
Motivados pela certeza de que um tempo novo que está sendo inaugurado (cf. Is 35), o andamento do encontro teve como foco o profetismo que deve ser assumido pela formação dentro do Movimento.
Com o início dos trabalhos foi traçado um panorama geral da formação na RCC do Brasil e apresentado o planejamento para as ações do Ministério . Outra importante atividade realizada durante o encontro foi a revisão das apostilas de formação utilizadas na Escola Paulo Apóstolo. Para essa revisão, foram ouvidas diversas dioceses onde a Escola é aplicada oportunizando que muitas pessoas contribuíssem com as atualizações.
O momento mais marcante do encontro aconteceu durante a oração do Ângelus no sábado. Após a entronização a imagem de Nossa Senhora da Alegria, padroeira do estado do Espírito Santo, como gesto concreto e simbólico, as apostilas de formação foram colocadas aos pés de Maria, simbolizando que o Ministério de Formação estava colocando sob a tutela da Mãe a aplicação do conteúdo. “Discernimos que esse gesto não foi à toa. O conteúdo da formação da RCC é a rocha que sustenta a construção que o Senhor quer realizar”, explicou Lucimar Maziero, coordenadora nacional do Ministério de Formação, fazendo alusão ao Mosteiro de São Francisco que na cidade de Vitória foi construído sobre um rochedo e que pode ser visto de vários pontos da cidade capixaba.
Com oração e planejamento o Ministério de Formação é elemento importante nesse tempo de reconstrução das muralhas vivido pela RCC do Brasil.