Leia abaixo o artigo da coordenadora estadual do Ministério de Promoção Humana do Rio de Janeiro, Rivânia Barbosa, seguindo a moção para o Ministério no Estado. 

O que é Ministério de Promoção Humana?

É um Ministério que visa estar mais próximo dos participantes do Grupo de Oração (G.O.), mas propriamente da assembléia, pois bem sabemos que a célula da RCC é o G.O., então é aí que vamos dar início a este trabalho. O cantor é designado a cantar, o pregador a pregar e quem vai pastorear o povo da assembléia? Somos nós do Ministério de Promoção Humana.

Quantas pessoas estão sedentas de atenção, de ser acolhida e escutada, muita gente não está precisando somente de algo material, e sim espiritual. Quantas pessoas estão a gritar silenciosamente dentro dos nossos Grupos de Oração!

Em oração, o Senhor deu-me a seguinte passagem: Jeremias 8,11 – “Tratam sem cuidado da ferida da filha de meu povo e dizem: Vai tudo bem! Vai tudo bem! Quando tudo vai mal”.  

Quantas pessoas entram e saem dos G.O. e nem mesmo se sabe o seu nome, quanto mais a sua realidade de vida, o que está passando ou deixando de passar com elas.   Eis que um novo tempo se ergue neste Estado, “Eis que o Senhor faz nova todas as coisas” temos que pastorear individualmente o povo, que precisa se sentir valorizado como ser humano, como  filho de Deus. Assim, estaremos por perto e vamos conhecendo melhor as pessoas e cuidando de seus corações, de suas dores.

Como colocar em prática o Ministério?

O direcionamento para este Ministério é estar exercendo-o dentro do G.O. atuando, assim, em três instâncias: acolhida, pastoreio e caridade. Estarei mencionando no desenvolver deste artigo citações do Livro: Promoção Humana no Grupo de Oração, de Marizete Martins Nunes do Nascimento.

Acolhida: Trecho do Livro: “A recepção em uma visita à casa de alguém é que decidirá o seu retorno ou não àquele lugar. Se for bem recebido, sentir-se-á à vontade e optará por retornar outras vezes; se for mal atendido, desejará ir embora para não mais voltar… Não se multiplicam palavras na acolhida, mas se recebe cada um de maneira singular e especial, leva-se a pessoa a adentrar no Grupo, para receber a Doutrina, pois é a palavra de Deus que transforma e acalma o coração atribulado… O acolhimento simplesmente é o aquecimento espiritual para um contato profundo com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Os servos do acolhimento tem um valor inestimável na vida de cada pessoa que se aproxima do G.O.“

Pastoreio: Trecho do Livro: “É aconselhável que a equipe de acolhida anote endereço e telefone dos novatos, bem como faça crachá para cada membro do Grupo e no final recolha para programação das visitas ou telefonemas, aos faltantes, com vistas a atentar para suas necessidades e não permitir sua dispersão ou desistência da caminhada”. Se permanecemos na caminhada é por que tivemos irmãos ao nosso lado que nos refletiram Deus e que nos sustentam; você consegue imaginar-se sem estas pessoas que refletem Deus na tua vida e te ajudam a permanecer na caminhada? Imagine aqueles irmãos que acabaram de chegar ao Grupo ou até mesmo já estão a um certo tempo mas não tem ninguém para acompanhá-los?

Um simples telefonema, uma simples visita transforma corações, ao visitarmos acabamos abrangendo também pessoas que fazem parte daquele lar, que não freqüentam, não sabem o que é e acabam se deslumbrando com a ação do Espírito Santo.

Posso lhes dizer, por experiência própria, o quanto Deus tem feito através de visitas e do exercício do Dom da Escuta (o supremo dom de doar seus ouvidos para que corações aflitos, contritos, magoados possam desabafar). Não precisamos de muito, às vezes as pessoas estão prisioneiras em seus medos, vícios e tantas outras coisas e não conseguem nem mesmo reconhecer. No decorrer do Grupo, temos de estar sensíveis para percebermos quando alguém está com algum problema, seja qual for. Não há nada melhor que sentar e, com toda delicadeza, perguntar: Como está seu coração? Está acontecendo algum problema? Se a pessoa já estiver sentindo-se à vontade com certeza irá desabafar, caso ainda não esteja, não persista e nem desista.

Pastoreando os que freqüentam o Grupo, conseqüentemente estaremos a pescar aqueles que estão em volta daqueles que o freqüentam; isto será uma conseqüência do pastoreio.

O Ministério de Promoção Humana deverá, sempre que possível, trabalhar em unidade com os outros ministérios (ministerialidade orgânica), pois o fruto será maior. Por exemplo: se vai fazer uma visita, por que não levar alguém do ministério de música, um intercessor, um pregador?

Caridade: O social não pode ser o fim, mas sim o meio de levar Jesus, Vivo e Ressuscitado, às pessoas e fazê-Lo conhecido: caso haja necessidade de ajudar no âmbito material e o Grupo tenha condições para tal, ótimo! Se já houver alguma atividade social no Grupo, ou mesmo membros do Grupo auxiliem em obras já existentes, que não sejam da Renovação Carismática Católica, que se faça de uma forma diferente, renovada, guiada pelo Espírito Santo de Deus, pois somos Renovação e não podemos fazer por fazer! Como bem diz a Santa Escritura em Mateus 6, 33 – “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo”.   As pessoas devem ter como eixo central de suas vidas o Senhor Jesus, não somente o acréscimo que é dado por Ele. Temos que tomar muito cuidado com isto e fazer o social com o objetivo principal de estar aproximando dessas pessoas e levando Deus a elas.

Os servos do Ministério de Promoção Humana devem ser extremamente sigilosos, maduros espiritualmente, estar exercitando sempre a paciência e a escuta; devem cuidar com afinco de sua vida espiritual, como: maior freqüência aos Sacramentos da Eucaristia e da Penitência, oração pessoal, estudo bíblico, leituras espirituais e de formação específica (além de outras).

Convoco os coordenadores de G.O. a estarem na escuta, pedindo ao Senhor Jesus uma pessoa que venha a ser do núcleo do ministério, para estar formando-o no respectivo Grupo de Oração.

Resumindo: o Ministério de Promoção Humana no Grupo de Oração é essencialmente exercido no acolhimento, no cadastramento dos membros do grupo, no cuidado em enviar cartões de aniversário, na preparação de confraternizações, no contato com aqueles que pararam de ir ao grupo por quaisquer motivos, na visita, na ajuda material, caso se faça necessário e o grupo tenha condições. Enfim, podemos fundamentar o exercício deste ministério nas atitudes do bom samaritano: ver, aproximar-se, cuidar, acompanhar de perto e preocupar-se com o “dia seguinte” (cf. Lc 10,25-37).

DEUS QUER PRECISAR DE CADA UM DE NÓS.

Então, amados, está na hora de praticarmos a promoção humana, temos muito o que fazer!

Muitas pessoas estão sedentas no G.O., gritando por atenção, carinho e zelo.

Deixem-se guiar pelo Espírito Santo de Deus!!!

Rivânia Barbosa
Coord. estadual do Ministério de Promoção Humana do Rio de Janeiro

Você pode aprofundar este conteúdo adquirindo os livros abaixo da Editora RCC Brasil ou acesse o site da RCC Shop.

RCC Responde: Ministério de Promoção Humana

Apostila: Formação de Agentes de Promoção Humana

Livro: Promoção Humana no Grupo de Oração

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.