Na foto, da esquerda para a direita: Fernando Gomes, Jeferson Fusa, Daniele Almeida, Sidney Telles e Ricardinho Nascimento

 

Na noite do segundo dia do Encontro Nacional de Jovens (ENJ 2018), o Ministério Jovem do Brasil homenageia lideranças que ajudaram a construir a história do serviço à juventude carismática do país. Em 2019, o Ministério Jovem completa 30 anos de serviço à juventude carismática do Brasil. De 1988 até os dias atuais, os apresentadores contaram os momentos que marcaram o MJ do Brasil ao longo dessas “três décadas abertos ao novo do Espírito Santo” por meio do “sim” destes coordenadores nacionais.

Ao contar essas passagens marcantes do Ministério, foram homenageados respectivamente, Sidney Telles, ex-coordenador nacional do MJ do Brasil entre os anos de 1989 a 1998; Jeferson Fusa, coordenador nacional de 1998 a 2003; Thiago Regal, coordenador entre 2004 e 2005; Inácio Pereira, 2005 e 2006; Ricardo Alves Nascimento (“Ricardinho”), de 2007 a 2008 e, Fernando Gomes, de 2013 a 2016. Entre os anos de 2009 a 2012 esteve a frente do MJ, o paranaense Márcio Zolin.

Para concluir o momento, foram homenageadas Katia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil e Patti Gallagher Mansfield, pioneira da Renovação Carismática Católica do mundo. “Katia, receba essa homenagem em nome de todos os ex-presidentes do Conselho Nacional da RCC, que acompanharam e abriram as portas para cuidar da juventude na RCC”, afirma o apresentador. À Patti, por “sua juventude em serviço a Deus que muito nos inspira e continua a ser voz do Espírito Santo a nos chamar hoje”.

De surpresa, o núcleo entregou a mineira Daniele Almeida, atual coordenadora nacional do MJ do Brasil, uma pequena homenagem por este tempo em que está na condução dos nossos jovens.

Inácio, Thiago e Márcio foram lembrados, contudo, não puderam estar presentes para receber as homenagens.

História do MJ do Brasil

Entre os dias 15 e 17 de abril de 1988, 41 jovens líderes em suas dioceses, da Renovação Carismática Católica de todo o Brasil, se reuniram na cidade de Queluz (SP), para uma reunião que foi chamada de “1º Encontro Consultivo de Lideranças Jovens da RCCBRASIL”. Essa reunião marcou o início da organização do trabalho específico com a juventude dentro da RCC do país.

Além de fazer uma leitura da realidade e colher propostas, foi nesse final de semana que se criou a primeira “Equipe Nacional de Jovens” e se projetou o primeiro Encontro Nacional de Jovens (ENJ) para 1989, entre outras iniciativas.

Sidney Telles, natural de Maringá (PR) foi escolhido pelo Conselho Nacional para liderar a primeira equipe, desbravou e semeou os primeiros campos desse serviço de 1989 a 1998. Jeferson Fusa de São José do Rio Preto (SP), entre os anos de 1998 e 2003. Na sequência, o gaúcho Thiago Regal liderou a juventude entre 2004 e 2005. De 2005 a 2006, o piauiense de Teresina (PI), Inácio Pereira esteve à frente.

O paranaense Ricardinho coordenou o Ministério Jovem nos anos de 2007 e 2008, quando foi dada por Deus a moção “Sentinela da Manhã”. De 2009 a 2012 o paranaense Márcio Zolin atuou não só na condução da juventude e sua missão nos grupos de oração, mas também na estruturação do MJ nos Grupos do país. E recentemente, de 2013 a 2016, Fernando Gomes de São José do Rio Pardo (SP) que aprofundou a moção “Sentinelas da Manhã” por meio da publicação de livros e trouxe a reflexão sobre a Teologia do Corpo do Papa São João Paulo II para os jovens.

A Banda Amados do Eterno, do estado de Santa Catarina, encerrou a noite de homenagens convocando os jovens ao louvor e a agradecerem a Deus pelas graças desses 30 anos de serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.