Durante o mês das missões na Igreja, o Ministério Jovem promove de 8 a 14 de outubro a ‘Missão Alagoas’. Serão enviados 140 missionários de todo o país para Maceió/AL, onde realizarão atividades de missão junto à juventude das paróquias locais. A cidade foi escolhida por sua difícil realidade social e necessidade de crescimento da atuação do Movimento junto aos jovens.

As ações serão concentradas nas paróquias da capital alagoana e os jovens serão os protagonistas dos momentos da evangelização e irão abordar as pessoas nos espaços públicos, em suas casas, reuniões e eventos sociais, culturais e espirituais.

 Os Grupos de Oração serão os pontos de partida para trabalhar o anúncio e promover o discipulado a Cristo nas paróquias. A dinâmica de evangelização será fundamentada nas diretrizes do Documento de Aparecida que aponta o Querigma como método eficaz de anúncio do Evangelho.

Formação

Em 9 de outubro, antes do início das atividades, os missionários passarão por um dia de formação. Será um dia intenso de oração, orientações específicas e convivência fraterna. Na sequência, será celebrada uma missa de envio e os jovens serão liberados para encontrar as famílias acolhedoras das duplas.

O coordenador nacional do Ministério Jovem, Márcio Zolin, explica que os jovens vão a Maceió apenas iniciar um longo trabalho de evangelização. “Para isso, nossa meta fundamental é implantar o projeto ‘Aqui tem jovem, aqui tem fogo’, que trata do objetivo central de nossa existência na RCC, ao atuar nas paróquias com um trabalho de pastoreio, evangelização e formação da juventude a partir dos Grupos de Oração”, detalha o coordenador.

Os missionários

As coordenações estaduais do Ministério Jovem estão e fase final de escolha de seus representantes, com envio de suas dioceses. A organização da ‘Missão Alagoas’ estabelece alguns critérios básicos para a participação dos missionários:

– Ter no mínimo dois anos de atuação na vida paroquial e/ou em Grupo de Oração e ter participado dos seminários de iniciação à Vida no Espírito;
– Ter recebido a formação para o discipulado e para anúncio do Querigma;
– Ter participado de no mínimo uma ação evangelizadora nos moldes das missões que acontecem no Brasil;
– Ser maior de dezoito anos;
– Ser recomendado à coordenação da missão através de uma carta de envio pela coordenação diocesana da RCC;

Para mais informações, acesse http://www.rccjovem.com.br/missao-alagoas.html
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.