A missa de abertura do Congresso Nacional da RCCBRASIL e do Encontro Nacional de Jovens (ENJ), foi presidida por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (PA), e concelebrada por diversos diáconos na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Estavam presentes os membros do Conselho Nacional do Movimento, composto pelos coordenadores estaduais e de Ministério.

Dom Alberto iniciou a homilia agradecendo as pessoas que o acompanharam em seu momento de enfermidade em constante oração. Ressaltou que o Senhor fala por meio desses acontecimentos, sejam enfermidades, as forças da natureza, ou as realidades em que vivemos. Disse o quanto fica impressionado com a bíblia, que não esconde limitações e fraquezas do próprio povo de Deus.

O bispo, recordando o tema do encontro, disse que os participantes são convidados a buscar a água vida e também a ser fonte de água viva para os outros. Também exortou que não sejamos como água parada, “quem tiver sede venha a mim e beba, e do seio de quem crer em mim, hão de brotar rios de água viva”, “que cada um de nós seja esta fonte para outras pessoas beberem a fonte da salvação, que nos resgata e leva para frente”, disse.

Dom Alberto fez alguns apelos aos participantes: 

1º) Atitude de escuta diante a Palavra – “Uma riqueza que a Renovação Carismática Católica ofereceu ao nosso povo, não só ao nosso país…é justamente esse amor à Palavra de Deus, interessar, buscar e ouvir a Palavra”.

2º) Escuta da Palavra (Atenção aos sinais da Palavra de Deus) – “Prestar atenção na própria vida, porque Deus fala por meio dos acontecimentos da nossa existência. Abrir o coração para aquilo que o Senhor está dizendo, por meio da Sua Palavra proclamada e da nossa vida cotidiana”.

3º) Guardar no coração bom e puro esta Palavra – “Guardá-la no coração, acolhê-la com fé, com disposição”.

4º) Viver a Palavra – “Transformá-la em vida, porque ela é Palavra de vida eterna”. 

 

Diante da liturgia, Dom Alberto fez um convite a cada carismático: “Que cada um de nós se torne como uma parábola que Deus conta para os outros. Que a nossa vida se torne sinal de Deus”. E concluiu, “não percam essa fonte de água viva que é o Grupo de Oração. Busquem, ajudem as pessoas, convidem-as a estarem no Grupo de Oração, para que ali na oração, na escuta da Palavra, na busca da vivência dessa Palavra, nós todos nos tornemos, uma parábola viva. E que a Renovação continue a contar essa parábola bonita com o Batismo no Espírito Santo a todo nosso país”.

Ao final da celebração, Vinicius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL saudou os participantes e declarou oficialmente aberto o Congresso Nacional e o ENJ. Por fim, Dom Alberto consagrou os eventos da RCCBRASIL à Nossa Senhora Aparecida.

 
alt
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.