A missa de abertura do Encontro Nacional de Formação 2023 (ENF) foi realizada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida e presidida por Dom José Aparecido, assessor eclesiástico da RCCBRASIL e bispo auxiliar de Brasília, concelebrada por Dom Dimas, arcebispo de Campo Grande (MS) e por sacerdotes membros da Renovação Carismática Católica. Também estavam presentes diáconos, religiosos e todos os membros do Conselho Nacional do Movimento.

Dom José Aparecido iniciou a homilia afirmando o quanto é bonito ver o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida “invadido” pelos carismáticos, que seguem o conselho de Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disse”. 

Providencialmente, a liturgia do primeiro dia do ENF é a festa da conversão de São Paulo. Nesta direção, o bispo começou a reflexão meditando sobre a vida do apóstolo, seu ardor missionário e zelo pelo anúncio evangélico. 

Segundo Dom José, depois do encontro com Jesus o grande Saulo se torna o pequeno Paulo, e recorda suas palavras: “Eu sou o menor apóstolo porque persegui a Igreja de Deus”. Pelo poder de Deus, agora Paulo põe maior ardor em anunciar o evangelho, e somente a espada em Roma o fez parar, mas seu testemunho continuou ecoando.

A festa da conversão de Paulo, recordou o bispo, marca um acontecimento importante para a Igreja. Em 1959, São João XXIII ao celebrar a festa da conversão de São Paulo afirma “Abre em meu coração pontos luminosos para o desejo de atividades apostólicas”. Tomado pela urgência da caridade pastoral, o Papa anuncia três grandes acontecimentos: 1º) Um sínodo para a Igreja de Roma – deseja que a sua Igreja particular fosse a primeira, e exemplar, na reforma da vida eclesial, 2º) A decisão de convocar um Concílio Ecumênico (o 22º da Igreja Católica), 3º) O desejo de reformar a disciplina da Igreja Católica, com uma revisão do código de Direito Canônico – que foi adiada para depois do Concílio. “Hoje, fazem 64 anos do anúncio do Concílio Vaticano II, instrumento eclesial da ação do Espírito Santo. A inesperada decisão que o Papa Bom tomou trouxe de novo um vento impetuoso, foi um instrumento de uma profunda inflexão no modo e na qualidade da presença da Igreja no mundo contemporâneo. Capaz de anunciar com alegria a perene do evangelho, Cristo vive!”, disse.

Segundo Dom José, parece existir no coração de São João XXII a mesma ânsia do coração do apóstolo: “Ai de mim se não evangelizar!”. Exortou o pregador, “Não é tempo para queixumes, é tempo de anunciar o evangelho. Ouve, como eterna novidade, as palavras do Senhor: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!”.

Voltando seu discurso aos participantes do encontro e a todo Movimento, o bispo afirma que a Renovação Carismática Católica ao ouvir as palavras do anúncio do evangelho deve se sentir confirmada pela tríplice missão confiada pelo Papa Francisco: 1) Evangelização, 2) Ecumenismo Espiritual, 3) Cuidado com os pobres, necessitados e acolhida dos marginalizados – tudo isso tendo como base a oração.

Por fim, Dom José fez uma breve prece: “Senhor, que a Renovação Carismática Católica seja generosa ao fornecer vocações de todos os estados (vida) dos fiéis. Tocai o coração dos que se aproximam da Renovação Carismática, que se deixem batizar no Espírito Santo. Ungí-nos a todos, com o óleo da alegria e daqui, Senhor Nosso Deus, deste especial Cenáculo espiritual sairemos prontos a apresentar aos sagrados pastores da Igreja no Brasil as nossas mãos operosas, prontas ao serviço da imensa messe, em favor da qual recebemos os dons e carismas para colocar a serviço da Igreja”.

Ao fim da celebração Vinicius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL saudou os participantes do ENF 2023 acolhendo todos com alegria e calorosas palavras. Também agradeceu a presença de Dom José Aparecido, que tem acompanhado o Movimento com grande zelo, assim como Dom Dimas, arcebispo de Campo Grande que participará, por alguns dias, do encontro. Também cumprimentou os sacerdotes presentes: “Se os pastores estão conosco, então nós estamos no caminho certo! A Renovação Carismática está no caminho certo, porque os pastores estão conosco!”, concluiu. Antes da bênção final, foi rezado o ato de Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

alt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.