A missa de encerramento do Encontro Nacional de Formação 2022 (ENF), foi presidida por Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília e assessor eclesiástico da RCCBRASIL e concelebrada Dom Edmilson Amador Caetano, bispo da diocese de Guarulhos, Padre Eduardo José, sjs – Salvista, e por padres das diversas regiões do país.

Dom José começou sua homilia recordando os diversos ensinamentos nestes dias no ENF 2022. Mas sua reflexão teve enfoque na unidade, que torna fecunda a vivência dos carismas e dons. “Devemos ser amigos uns dos outros, derrubando as barreiras construídas entre nós”, disse.

Meditando sobre a segunda leitura da carta de São Paulo aos Coríntios, o celebrante explica que ela é mais que uma reflexão de como estamos vivendo a caridade, é o modo como Deus nos ama, o amor perfeito. Essa carta expressa a beleza do amor Divino para com o homem.

O bispo falou brevemente sobre a primeira leitura, do livro do Profeta Jeremias, tratando um pouco sobre sua vocação. “Deus protege o profeta da infidelidade. Se o permite morrer é para que seu sangue seja semente de novos cristãos”, explicou. 

Por fim, Dom José disse que na Santa Missa, ele e os outros sacerdotes iriam rogar o Dom de uma renovada fidelidade a todos os carismáticos, para que pudessem voltar aos Grupos de Oração com um novo ânimo. “Nós somos encarregados da evangelização pelo mandato missionário, feito pelo próprio Cristo a sua Igreja”, enfatizou.

Ao final da celebração, Vinicius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL anunciou o ENF 2023, que será realizado de 25 a 29 de janeiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.