A santa missa de encerramento do Encontro Nacional de Formação 2023 (ENF) foi realizada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). A celebração foi presidida pelo assessor eclesiático da RCCBRASIL e bispo auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido e concelebrada por Dom Moacir Arantes, bispo de Barreiras (BA), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo da Diocese de Lorena. Um numeroso grupo de sacerdotes, religiosos e diáconos também estava presente.

Dom José começou a homilia saudando os demais bispos presentes e partilhando a alegria por suas presenças. E diz, “Nós (ministros ordenados) precisamos da oração do povo fiel, como o santo padre sempre afirma!”.

Seguindo com a meditação, o bispo deu enfoque na Palavra Norteadora, que segundo ele vem para nos sacudir, para nos despertar: “Desperta tu que dormes!”, reforçou. Neste despertar ele disse que é preciso ir ao encontro do povo, eles têm sede do Evangelho, como terra seca. É preciso caminhar para a evangelização.

“A Palavra Norteadora vem para nos tirar do torpor, nada pode estar entre nós e Cristo, nada pode se colocar entre nós e o Senhor. Quantas horas por dia nós rezamos? Essa deve ser a prioridade do nosso dia, da nossa vida”, exortou. 

Sobre o evangelho, Dom José disse que as bem-aventuranças apresentam como sanar as sedes do povo de Deus, elas vêm carregadas de promessas.Ela não são simplesmente códigos éticos dos cristãos, elas são promessas de vida eterna, vividas aqui nesta terra. “A nossa riqueza prometida nas bem-aventuranças é Cristo”, disse.

Seguindo com a reflexão sobre o evangelho, o pregador afirmou que só entendem as bem-aventuranças quem se coloca no caminho de Jesus, pois elas nos configuram a imagem de Cristo. “Não nos esqueçamos que são as bem-aventuranças que configuram o caminho da santidade”, destacou.

Em mais uma fala, assim como as demais colocações realizadas no ENF 2023, destacou os pedidos do Papa: Adoração, ecumenismo espiritual e o cuidado com os pobres. A resposta aos pedidos do Papa, são confirmadas nas obras da RCC, por meio da ação de Deus concretizada neste Movimento.

E para concluir, Dom José moveu todos a rogar a Virgem Santíssima: “Antes de voltarmos para nossas casas, vamos consagrar à Virgem Maria o desejo de sermos RCC viva e ardorosa! Povo Carismático, levanta-te e vai a Nínive que é o nosso Brasil e anuncia-lhes o que te ordeno”.

Ao fim da celebração Vinicius Simões agradeceu a presença de todos, em especial dos bispos e sacerdotes. O presidente também anunciou o Encontro Nacional de Formação 2024, que será de 24 a 28 de janeiro, em Aparecida (SP). Para alegria da região nordeste do país também foi anunciada a realização do Congresso Nacional em 2024, de 18 a 21 de julho, em Fortaleza (CE). 

alt
Confira o vídeo de encerramento do ENF 2023!
{youtube}NJk5v1ji9V4{/youtube}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.