No final da tarde deste sábado (24), o bispo de Campos/RJ, Dom Roberto Francisco Farrería, celebrou a Santa Missa junto a sacerdotes, seminaristas e lideranças da RCC.

No começo da celebração, o bispo cumprimentou a todos ali presentes e deu atenção especial para as irmãs consagradas, no ano dedicado a elas. Dom Roberto ressaltou a importância desta vocação para toda a Igreja: “A vida consagrada nos ajuda a caminhar no Espírito Santo”.

Na homilia, Dom Roberto comentou sobre a primeira leitura, enfatizando o modelo de cristão e político que foi Davi, quem passou transparência e generosidade às pessoas. O bispo também afirmou que Deus nos ama como nós somos, certificando de que não podemos nos conformar com o pecado, mas o amor de Deus ultrapassa nossas diferenças.

Já no evangelho do dia, o representante do episcopado falou que o cristão tem que estar preparado para todas as situações. “Somos chamados a sermos sinais de contradição”, afirmou Dom Roberto que complementou dizendo que, na atualidade, ser cristão significa para as pessoas “ser anormal”. Ainda reforçou falando do dizendo que estamos em tempos de uma “cristofobia”.

altO bispo também exortou que temos que aprender a encontrar Jesus no dia a dia, que temos que nos comprometer com os mais necessitados. E citou que a evangelização passa pelos mesmos passos que Jesus, ou seja, tem alegria, mas tem o martírio também. Ao final, Dom Roberto falou que deseja que o Espírito Santo possa fazer da RCC um eterno Pentecostes.

Após a homilia, as preces dos fíes foram feitas por representates dos países presentes no Encontro Nacional de Formação da RCCBRASIL.

Ainda na Celebração Eucarística, o momento da procissão das oferendas foi feito como de costume na Angola. Os angolanos presentes apresentaram os produtos oriundos da terra como agradecimento a Deus pelas bênçãos do alimento. Na ação de graças, foram ministradas músicas paraguaias e angolanas, aprofundando o momento de intimidade no Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.