Belém já tem jovens, já tem fogo! A capital paraense recebeu, nesta semana, jovens carismáticos de vários cantos do país. Foram aproximadamente 30 missionários representando estados das regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de algumas prelazias e dioceses do próprio estado. A meta era uma só: evangelizar. Para isso, entre os dias 10 e 15, eles realizaram a Missão Belém.

Impulsionados pelo chamado missionário da Igreja, esses jovens sentiram a necessidade de se desenvolver os trabalhos de evangelização, formação e pastoreio do Ministério Jovem da RCC nos Grupos de Oração da cidade, que em sua maioria não tem um trabalho específico com a juventude. Os missionários foram “cheios de brilho no olhar, profecia nos lábios e fogo no coração”, diz o responsável pela comissão nacional de missão do Ministério Jovem, Ruy Lima, parafraseando o papa Paulo VI.

“Este tipo de mobilização a nível nacional é feita quando há uma diocese ou cidade que não tem um trabalho efetivo e sólido com os jovens, ou quando não há jovens nos Grupos de Oração. Então junto a RCC local nós planejamos, organizamos e articulamos a missão e posteriormente fazemos a convocação da juventude de todo o Brasil para somar conosco e viverem em suas vidas essa experiência que é única e desafiadora”, explica Ruy.

Por estarem espalhados em vários bairros da cidade de Belém e região metropolitana, em suas realidades específicas e atípicas, as experiências e novidades são muito ricas. Há relatos de jovens missionários que, através da visita nas escolas, por exemplo, e do trabalho desenvolvido ao longo dessa semana nestes ambientes, já deixaram encaminhados e previamente implantados os projetos “Jesus nas Escolas” e “Adote Uma Escola”. Ambas são ações evangelizadoras promovidas pelos Grupos de Oração em parceria com as escolas próximas a comunidade, onde se faz um trabalho intensivo e continuado de evangelização querigmática com implantação de Grupos de Oração estudantil durante o recreio, além da conscientização acerca de temas polêmicos como drogas, família, sexualidade, violência e meio ambiente.

A articuladora do Ministério Jovem na Região Norte, Luciana Belúcio, que também esteve presente na missão, diz que ações como estas, além impactarem a Igreja local, o Grupo de Oração e as famílias que hospedam os missionários com uma força nova, também atingem estes jovens missionários, pois eles recebem graças especiais e extraordinárias em suas vidas pessoais. Ela mesma testemunha essas graças: “Deixei tantas coisas [em casa] como formatura, entrevista de emprego, segunda fase da prova da Ordem dos Advogados só para está aqui. Visitei uma tia, que mora aqui em Belém, e pude ver a graça acontecer: ela tinha um câncer e não acreditava em Deus. Mas cheguei em sua casa e para a minha alegria vi ela com uma medalha milagrosa de Nossa Senhora das Graças pendurada no pescoço, pois a doença que era grave hoje está estável; e todas as coisas que eu deixei na minha cidade? Deus está encaminhando”.

Encerramento
A quinta-feira (15) foi marcada pela realização simultânea em cerca de 30 Grupos de Oração do “INCENDEIA”, noite de louvor com espiritualidade carismática. O evento marcou o encerramento das atividades. A motivação para a participação aconteceu por onde os jovens passavam durante as visitas missionárias.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.