Ana Teresa é uma jovem de 29 anos, formada em Direito e serva fiel do Grupo de Oração Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Uberaba/MG, onde atua no Ministério de Pregação e de Oração por Cura e Libertação. Seu amor pela evangelização é prova de que ela não se deixa abalar pelos obstáculos que surgem na vida. Ana Teresa se tornou deficiente visual aos 14 anos, devido a um acidente ocorrido numa partida de vôlei, quando tinha 11 anos.
Mesmo com a deficiência visual, ela se inscreveu para ser uma entre os dois mil missionários da RCCBRASIL que atuarão na missão “Jesus no Litoral” durante os dias da JMJ. Quando soube da missão JNL na JMJ Rio2013, decidiu se inscrever. “Busco evangelizar a todos e mostro a necessidade de se evangelizar pessoas portadoras de necessidades especiais”, explica a jovem.
De acordo com um dos responsáveis pela plataforma de Ensino a Distância usada para formação dos missionários, Leonardo de Carvalho, foi necessário fazer uma modificação no sistema para possibilitar o acesso de Ana Teresa por meio de um programa que ela tem e que faz a leitura do material completo via Internet. Para ele, o trabalho foi mais que compensador: “O que nos impressionou foi a força de vontade dela em querer fazer a formação e ter acesso à plataforma”.
Graças à plataforma de ensino a distância, desenvolvido e orientado por Leonardo e Sérgio Alexandre Carvalho, Ana Teresa teve acesso ao ambiente virtual de formação onde pode receber o mesmo material que os outros missionários receberam.
Além de ser exemplo de superação para os missionários e peregrinos que estarão na JMJ, Ana Teresa também se destaca em sua vida profissional. De uma família humilde e católica, a mineira batalhou por uma bolsa de estudos onde conseguiu se formar em Direito. Hoje ela é concursada e trabalha no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desde 2006, fato que não a impediu de ser serva de Deus e dar seu testemunho de vida: “Somos humanos como todos e devemos buscar a santidade, conversão diária e oração”, conclui Ana Teresa.