É hora de ir além! Essa certeza ficou gravada nos corações dos participantes da segunda edição do Encontro Regional de Jovens e Encontro Regional Universidades Renovadas da Região Norte (ERJ/ERUR), nos dias 15, 16 e 17 de novembro. O evento foi sediado na Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém do Pará, e reuniu cerca de 400 jovens e universitários. Pela primeira vez, aconteceu a Mostra Científica com a apresentação de trabalhos acadêmicos.


Desde a quinta-feira (14), as caravanas foram acolhidas e o clima de unidade e alegria tomava conta dos sentinelas do Ministério Jovem (MJ) e dos luquinhas do Ministério Universidades Renovadas (MUR), que foram alojados na própria UFRA.  Como em nenhuma outra região do País, os dois ministérios se uniram em um só lugar. Sobre esse diferencial, a articuladora regional do Ministério Jovem no Norte, Luciana Belúcio, afirma ser uma ousadia de Deus que deu certo. “Os frutos já podem ser percebidos e a convivência entre os coordenadores estaduais dos dois ministérios ficou ainda mais intensa”, destacou a também coordenadora do MJ no Amapá.


Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém e Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL, esteve presente na acolhida aos participantes na quinta-feira e presidiu a Santa Missa na sexta-feira. Durante a homilia, salientou que é necessário antecipar a realidade do céu aqui na terra, amando a Deus e aos irmãos, e distinguiu conhecimento de sabedoria. Foi então, quando citou os atuais conflitos no Oriente Médio, em que a Inteligência é utilizada para o mal e, em contrapartida, o Papa Francisco agiu com sabedoria ao incentivar a Igreja à oração e ao jejum.


 



Atividades específicas para os Ministérios



Houve também momentos atividades específicas para cada ministério. No sábado, o Ministério Jovem teve pregação sobre a dimensão pessoal de Pentecostes, com o tema “A alegria da jovem Maria”, enquanto a do MUR teve o tema “E seremos irmãos verdadeiros, cristãos para sempre”, com foco na importância do Grupo de Oração Universitário. 


Mais tarde foi a vez dos workshops. Os sentinelas formação sobre o Ministério Jovem na RCC, e os integrantes do MUR  foram divididos em profissionais e universitários, com temas sobre surgimento do MUR e dos Grupos de Partilha de Profissionais. No domingo, os jovens ouviram pregação sobre a dimensão comunitária e social de Pentecostes. Já para os universitários e profissionais, os assuntos abordados foram a santificação pessoal e o olhar profético do Ministério.  


 


É hora de ir além


O direcionamento dado pelo Senhor aos participantes do ERJ/ foi a necessidade de sair do lugar em que se está e ir além. Desde a primeira pregação, essa motivação era posta. Foi partilhado sobre a urgência que a Igreja tem em ter jovens missionários, que sejam testemunho vivo do amor de Deus em todos os lugares. 


A missionária da Missão Marajó, Katiane Fonseca, testemunhou ao dizer que hoje pode ver o tempo que perdeu por medo. “Se o Senhor te chamou, segue em frente, pois Ele capacita”, garantiu. O Diretor Espiritual do Ministério Jovem, Padre Alex Cordeiro, pede que os jovens não tenham medo e nem fiquem “trancados” na Igreja, e motiva: “que a realidade da juventude de hoje seja transformada pelo testemunho de vocês”.


 Lucas Torres, coordenador nacional do MUR, destacou que é momento de se lançar com mais coragem, “de sonhar mais alto, sonhar com toda a nossa sala de aula indo pro Grupo de Oração Universitário (GOU)”. Para ele, mais do que uma opção em ser de um GOU ou de um ministério, deve-se ter a consciência de que é preciso levar Jesus a quem não O conhece. Lucas citou, ainda, uma fala do Papa Francisco, ao afirmar: quando colocamos Cristo no centro de nossas vidas, vemos nascer asas de esperança, que nos fazem percorrer com alegria para o caminho do futuro.



 


Mais informações no blog do ERJ/ERUR. 



Fonte: Ministério de Comunicação Social RCCBELÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.