No último final de semana final de semana de maio, a RCC Sergipe promoveu o Congresso Estadual de Músicos e Artistas, com a presença do coordenador nacional do Ministério de Música e Artes, Juninho Cassimiro, e da assessora de Dança e Teatro, Isabel Pimenta. O evento teve a participação de um grande público, mais de 300 músicos e artistas de todo estado de Sergipe, que encontraram uma formação integral para o serviço nos grupos de oração.

Na sexta-feira, dia 29, o evento foi aberto com a celebração da Santa Missa, logo depois os congressistas foram acolhidos no local do evento. O sábado, 30, foi iniciado com pregação do coordenador estadual da RCC SE, Antônio Edivaldo, que trouxe o primeiro tema: “Mariano para o Ministério de Música e Artes”. Ele falou que todos precisam entender a edificação do caminho espiritual de Jesus feito por Nossa Senhora e assim também permitir que ela construa esse caminho na vida dos artistas.

Na manhã do sábado, aconteceram ainda duas pregações direcionadas para a formação humana: Juninho Cassimiro falou que Deus está interessado no coração dos artista e Isabel Pimenta falou que o Crucificado nos atrai de nossa dispersão para nos reconstruir.

Juninho Cassimiro em sua pregação instigou os presentes a fazerem uma reflexão profunda de como se tem cuidado do coração e como têm sido apresentado ao Senhor.  Isabel fez uma reflexão profunda sobre a radicalidade que é preciso ter ao reconhecermos a Cruz de Cristo e transformar a dispersão em missão.

A celebração da Santa Missa no início da tarde do sábado, pelo Pe. Hélio, possibilitou um momento profundo de cura e libertação para todo o povo de Deus que estava presente no ginásio do Colégio Frei Cristóvão.

Os workshops aconteceram na tarde de sábado. Ao todo, foram quatro momentos de workshop. O coordenador nacional do MMA ministrou uma formação descontraída, mas muito séria, Juninho abordou temas polêmicos sobre condução do louvor e práticas inadequadas utilizadas por ministros em grupos de oração. Isabel Pimenta, fez uma formação muito próxima e aberta com os artistas, onde a partilha de situações foram o foco. Com muita experiência e o subsídio do DVD, a formadora envolveu os presentes que entenderam o valor da arte na evangelização e como ela precisa ser realizada.

O encerramento do sábado foi com duas apresentações, a primeira teatral, do ministério de artes do Grupo de Oração Vida Nova da cidade de Lagarto, e a segunda musical, do Juninho Cassimiro.

No último dia do congresso, a oração do santo ofício de nossa senhora foi a primeira atividade, e a segunda também foi mariana, a pregação do Juninho, com o tema “Aos Moldes de Maria/Vida no Espírito Santo”. Trazendo alguns temas do livro, o pregador motivou os participantes a compreenderem o sim da Virgem Maria e neste sim motivar-se. Ainda na mesma pregação, o exemplo da busca e confiança de Maria Madalena ao Senhor foi utilizado como ponto de inspiração para a conversão.

No momento de adoração à Jesus Eucarístico, os músicos e artistas do estado de Sergipe entoaram um canto proclamando que são do Amado. Ainda em clima de escuta, foi proclamado por Juninho que é preciso recordar que Deus propõe, mas a atitude está na pessoa. A missão está além da vocação, somente por isso é possível entender: A missão não é do profeta é de Deus!

Na Santa Missa de encerramento, o celebrante, Pe. Raimundo Diniz, apresentou um breve resumo sobre a missão do artista inspirado pelo Espírito Santo, com a decisão de estar com o Senhor em todos os momentos.

Fonte: Ministério de Comunicação Social RCC Sergipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.