Na tarde do sábado (23), Katia Roldi Zavaris, Coordenadora Nacional do Serviço Brasileiro de Comunhão (CHARIS). Pregou sobre: “Maria guardava todas as coisas no seu coração”, retirado do evangelho de São Lucas 2, 51b.

Na pregação Katia convida a percorrermos o caminho de Nossa Senhora e entendermos que ela é uma pessoa, é humana. Maria que é a mais bela flor do jardim de Deus. Como dizem os Padres da Igreja que “Maria é a chave de ouro, porque fecha o Antigo Testamento e abre o Novo Testamento”. Ela trouxe esperança.

Recorde a pessoa que te chamou. Recorde agora o seu SIM

Katia nos lembra de que Deus tem um plano para a nossa vida e através dela, assim como Ele teve com Maria. São João Paulo II diz que “Maria concebeu Jesus antes no seu coração, pois já gerava o amor e obediência a Deus”. Ela abriu as portas para que o encontro de Deus com a humanidade fosse possível.

Maria ajudou a dar Cristo ao mundo e essa deve ser nossa missão também

Em Lucas 1, 35, o anjo responde que o Espírito Santo descerá sobre Maria e a envolverá. A pregadora afirma que foi ali que o Pentecostes de Nossa Senhora aconteceu e desde aí, Maria não se afastou do esposo da sua alma, o Espírito Santo. 

Maria foi se tornando cada vez mais uma pessoa dócil e bondosa, humilde e modesta. Nunca concentrava a atenção em si, mas nos outros, assim também não devemos concentrar a atenção em nós mesmos, mas nos outros.

Somos chamados a servir o outro

Maria jamais duvidou que seu o filho fosse o Emanuel, mas uniu o seu sofrimento ao do seu filho e suportando tudo com a força do Espírito Santo. Para Katia Zavaris, a nossa resposta e o nosso diálogo com Deus deve ser: “Eis aqui a (o) serva (o) do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua vontade.” E assim transbordamos do Espírito Santo.

Carismático precisa ser transbordante do Espírito Santo

Para a Coordenadora do Serviço Brasileiro de Comunhão (CHARIS), são muitas coisas que Nossa Senhora ensina a guardar, aqui ela elenca algumas: 

1°- Guardar é confiar em Deus: Nossa Senhora recorrentemente recordava da palavra de Deus proferida pelo anjo Gabriel, ela confiava, tinha paz. Conforme Lucas 1 39-42 – Na visita de Nossa Senhora a sua prima, ao Isabel escutar a voz de Maria a sua criança estremeceu no ventre, nesse momento Nossa Senhora nos ensina que a tristeza não cria raízes no coração daquele que confia no altíssimo.

2°- Guardar é silenciar: Maria é a mestra do silêncio e nos ensina a estimar o silêncio do coração. Tudo aquilo que fazemos por amor é valioso, e privilégio é servir aos irmãos e servir ao outro no silêncio.

3°- Guardar é agradecer: Não podemos esquecer o agir de Deus nas nossas vidas. Com o Magnificat, Nossa Senhora expressa seu agradecimento. Agradecer deve ser umas das primeiras atitudes que devemos fazer pela manhã.

4°- Guardar é obedecer: Maria tem a virtude da obediência perfeita e que não teve desvios pelo caminho. Nas bodas de Canaã (Cf. Jo 2,5), ela fala para os serventes: “Fazei tudo que ele vos disser”.  Uma atitude que nos ensina que a palavra é nossa orientação e devemos ser fiéis a ela.

5°- Guardar é ter fé: A fé é graça de Deus na nossa vida, é uma virtude teologal. Nossa Senhora mesmo vendo tudo o que estava acontecendo com Jesus no momento da crucificação permaneceu de pé, porque teve fé na promessa de Deus que jamais deixará de ser cumprida. No final Katia diz: 

“Renovação Carismática Católica (RCC), família carismática do Brasil o Senhor jamais deixará de cumprir a sua promessa e a sua promessa é grandiosa, é um manancial de bênçãos e graças que continuará sendo derramadas sobre cada um de nós. RCC nós estamos  no começo de uma profunda experiência, vivência, diálogo e de amor com o Senhor. Nós estamos apenas no começo!”

Após a pregação, Vinícius Simões presidente do Conselho Nacional coroou Nossa Senhora, consagrando como Rainha da Renovação Carismática e como homenagem colocou aos pés da imagem de Maria, flores representando cada estado do Brasil, a RCCBRASIL e em agradecimento pelos 50 anos do batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas Abib.

 
alt

————————–

Acompanhe a transmissão ao vivo do ENF 2021 pelo Youtube:

 

alt https://www.youtube.com/rccbrasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.