O Santo Padre, Papa Bento XVI, instituiu o ano sacerdotal em razão dos 150 anos de “dies natalis” (nascimento no Céu) de São João Maria Vianney, patrono dos párocos do mundo.

Desejo promover em toda a RCC do Brasil, começando pelo Ministério de Intercessão que atualmente coordeno, a lançarmos uma grande e intensa rede de intercessão pelas vocações e pelos sacerdotes.
Para tanto, gostaria de delinear alguns temas que foram discernidos a partir da carta do Sumo Pontífice para a proclamação do mesmo, a partir da solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus, onde já tradicionalmente oramos pela santificação do clero.

O Santo Padre sugere que esse ano seja de fomento no empenho da renovação interior de todos os sacerdotes para um testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo. Para tanto, peçamos ao Espírito Santo que os confirmem e os fortaleçam neste chamado que é divino, mas feito a homens. Que a identificação com o seu ministério leve os sacerdotes a reconhecerem o próprio Cristo em sua Pessoa e Missão. Que sua busca a uma vida de santidade os façam harmonizar corpo, mente e espírito como pessoas e como ministros ordenados.

Ao participarmos das missas, que nossas intenções sejam também por aqueles que Deus confiou e conferiu a graça única de, ao proferir duas palavras, descer do Céu Nosso Senhor, encerrando-se numa pequena hóstia. Que o momento doxológico seja um ato de intercessão por aqueles que atuam in persona cristi. Sem o sacramento da Ordem, não teríamos o Senhor. Oremos para que, como Cura D´Ars, nossos sacerdotes tenham o costume de oferecer sempre o sacrifício de sua própria vida. Como dizia ainda o santo padroeiro: ”Como faz bem um padre oferecer-se em sacrifício a Deus todas as manhãs!”

Sem o sacramento da Ordem não teríamos a presença real do Senhor na Eucaristia.

Que o testemunho de vida dos sacerdotes, incentive os paroquianos a orarem diante do sacrário assim como fazia o santo Cura D´Ars. Que todos eles possam ter, ao menos, um momento semanal diante do sacrário em intimidade e intercessão pelos sacerdotes, abrindo o coração e alegrando-se por estar em sua sagrada Presença.

Nossas orações se voltem, ao mesmo tempo, para que o Espírito Santo crie nos sacerdotes o desejo ardente de passar momentos de profunda intimidade com o Senhor, junto ao sacrário e nos Ofícios Divinos. Assim os fiéis certamente irão imitá-los e estes, indo a Jesus, alegrar-se-ão com o sacramento da Penitência que os reconciliam com o Senhor.

Seja também a nossa oração, Ação de Graças pelos sacerdotes. Eles se fazem presentes desde o nosso ingresso na vida de filhos de Deus pelo sacramento do batismo, passando pelo alimento espiritual da Palavra e da Sagrada Eucaristia, até o momento em que preparam nossa alma para comparecer diante de Deus.

Que seu amor a Cristo, por meio de seu Corpo: a Igreja, os faça testemunhar a unidade com seu Bispo, entre eles próprios e com os leigos, ou seja, todo povo de Deus.

Por fim, mas não esgotando o tema, pois o Espírito Santo irá suscitar as situações e formas de orarmos por todo o clero na nossa metodologia carismática; peçamos à Virgem Santíssima, por aqueles que são seus filhos prediletos, um amor esponsal a Cristo e à Sua Igreja!

Vicente Gomes de Souza Neto
Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão na RCC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.