Nestes dias do Congresso Nacional da RCC, a presença de Nossa Senhora está representada de forma bem simbólica. A organização do evento, preparou dois espaços para as imagens da Virgem Maria no palco do evento: uma para Nossa Senhor Aparecida e outra para Nossa Senhora de Guadalupe.  De acordo com Katia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCC, são duas representações simbólicas da “nossa Mãe”, e sabe-se que Nossa Senhora é uma só. Mas o motivo de ter duas imagens no palco, é devido à devoção. 

Do lado esquerdo do palco, Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil. Sob o olhar da padroeira da nação, todos os estados, simbolizados pelas bandeiras que circundam a imagem, são abençoados e tocados pelo amor e proteção da Santa Mãe de Deus.  

Como o Congresso é um evento que reunirá pessoas de todo o Brasil e será realizado no Santuário Nacional, a padroeira da nação brasileira ficará durante todo o Evento no palco central, uma forma de representar Maria cuidando dos membros e lideranças estaduais ali presentes e de todos os momentos do evento. 

Do outro lado, à direita do palco, encontra-se um quadro de Nossa Senhora do Guadalupe, confiada pelo Papa Francisco como a principal intercessora do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. 

alt

A Virgem de Guadalupe, além de padroeira da América Latina, é invocada como a Mãe da Misericórdia. Na bula de proclamação Misericordiae Vultus, Francisco recorda que  “Ao pé da cruz, Maria, juntamente com João, o discípulo do amor, é testemunha das palavras de perdão que saem dos lábios de Jesus. O perdão supremo oferecido a quem O crucificou, mostra-nos até onde pode chegar a misericórdia de Deus. Maria atesta que a misericórdia do Filho de Deus não conhece limites e alcança a todos, sem excluir ninguém..  Com este sinal da presença de Nossa Senhora, os participantes, sob oolhos misericordiosos de Maria a os volver, celebrarão juntos todas as promessas de Deus para estes dias e proclamarão com uma só voz que “Eterna é a Sua Misericórdia”, tema proposto para o evento. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.