Confira a carta 09/2018 aos membros da Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris. As cartas da presidente, escritas a cada bimestre, oferecem direcionamentos e partilhas espirituais para o trabalho de evangelização desenvolvido pela RCC em nível nacional. Leia e compartilhe o conteúdo com todos os irmãos do seu Grupo de Oração e Diocese.

——————————-

 

CARTA AOS CARISMÁTICOS DO BRASIL

 

“Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste”(Jo 17, 21).

 

Doc. 09/2018

Vitória/ES, 23 de agosto de 2018.

 

Amada família Carismática do Brasil!

 

A unidade é um sinal de amor para os seres humanos, possível somente diante da presença de Deus. Jesus declara a unidade entre Ele e o Pai como inspiração para o gênero humano construir a unidade com Deus, a partir da fé, resultando no amor entre todos nós.

O amor ao irmão é uma maneira concreta de demonstrar o quanto amamos a Deus, amando aquele a quem tanto Ele ama e por quem deu a Sua própria vida. É vontade do Senhor que transbordemos esse amor sobre aqueles que Ele ama. O Senhor quer que sejamos mansos, pacientes, generosos, bondosos, alegres e amorosos uns com os outros, ou seja, que tenhamos entre nós os mesmos sentimentos que Ele tem para com cada um de nós.

“Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo”(Atos 2, 44-47).

Não há como doar e amar somente àqueles que fazem algo por nós ou, de alguma maneira, querem nos agradar. Mas, por causa de Cristo, há todo sentido em decidirmos pelo amor e pela doação sem esperar nada em troca, como uma partilha gratuita do que fazemos, do que somos e do que temos. Pois é assim que Cristo nos ama: de forma gratuita e incondicional. Por isso, é que se diz que é dando que se recebe, ou seja, na doação minha alegria de estar perto de Deus encontra seu ápice.

Deus nos chama à unidade e o fermento da unidade é o amor, apesar de nossas fragilidades, feridas e carências. Temos que cuidar uns dos outros e nos amparar para crescermos na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. (“Vede como eles se amam” – Retiro do Conselho Nacional na Terra Santa, 2016)

Para que o mundo creia no amor de Cristo precisamos viver em unidade, pois sem a mesma não há crescimento fraterno e não há testemunho, e é o testemunho que arrasta, que atrai as pessoas a Cristo.

Precisamos nos mover ao encontro de quem precisa de nós. Maria deu o seu SIM incondicional e, mais que isso, ela se moveu na direção da Palavra de Deus, indo ao encontro de Isabel para ajudá-la, pois ficara sabendo pelo anjo que estava grávida já há seis meses. (“Vede como eles se amam” – Retiro do Conselho Nacional na Terra Santa, 2016).

“Eu vos trouxe aqui para vos ensinar a servir, a serem irmãos, a serem família, a lavarem os pés uns dos outros, a serem disponíveis ao serviço, como minha Mãe se disponibilizou à sua prima Isabel”(Profecia durante o Retiro do Conselho Nacional na Terra Santa, maio de 2016).

 

Ao olhar para o irmão, precisamos vê-lo como um presente de Deus para nós.

“Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros”

(Fl. 2, 1-4).

Que Maria, Mãe da Unidade, interceda junto a seu Filho por nós para que sejamos perfeitamente unidos!

 

Abraços fraternos,

 

 

Katia Roldi Zavaris

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.