A Comunidade de Renovação Esperança e Vida Nova (CREVIN) é destinada a abrigar idosos carentes. A iniciativa nasceu da Renovação Carismática Católica do Distrito Federal,com o apoio da Paróquia São Sebastião de Planaltina/DF, que promove uma ação de arreacadção de alimentos no 29ºVem Louvar, que ocorrerá em Dezembro.

Segundo a voluntária da CREVIN, Célia Regina Vieira, a instituição veio do coração de Cristo. “A igreja católica precisava fazer a obra física de Deus”. Ela e o marido estão na equipe desde o começo, e afirma que ajuda de graça, sem pedir nada em troca e sente-se feliz por poder colaborar. Por não ser uma obra financiada pelo governo, a CREVIN vive de doaçõese além dos profissionais contratados, conforme a legislação pede, conta também com o voluntariado. “Nossa função é cuidar e amar. Eles não precisam apenas de doação financeira, necessitam também de abraços”, conta Célia.

Mesmo sendo uma instituição de caridade católica, o acolhimento étotal. Não importa religião, história ou crença. Um exemplo disso édona Gracy Alves de Oliveira, idosa de 84 anos e moradora da CREVIN. Ela é evangélica, não tinha família ou dinheiro para o aluguel, mas encontrou apoio ao chegar à CREVIN. “Busquei moradia em outros abrigos, mas me quiseram por aqui. Sou bem cuidada.”, conta Gracy. Hoje a instituição dá prioridade para senhores e senhoras em situação de risco. Acolhem independentemente de aposentadoria e cuidam com amor. A lista de espera é grande, pois com os recursos arrecadados ainda não é possível ampliar a oferta de leitos e contratar novos funcionários, mas a fé é maior.

Dona Gracy e outros 33 idosos pedem o seu apoio. Hoje a CREVIN precisa de fraldas, polpas de frutas, profissionais de assistência social e fisioterapia, além de materiais e mão de obra para a construção de uma novalavanderia da casa, que atualmente é ao lado da cozinha e a diferença de temperatura entre os ambientes já estragou vários equipamentos. “É um sonho, aqui a gente vê milagres!”, afirma Ruth de Jesus Farias, diretora do local.

Inaugurada em novembro de 2000, a CREVIN abriga mais de 30 idosos, entre homens e mulheres com idades e necessidades variadas. É uma das únicas instituições católicasdo DF que acolhe a terceira idade. Como os próprios voluntários que a apoiamcontam, a CREVIN nasceu da oração. A idéia inicial era construir uma creche, mas os membros dos grupos de oração de Planaltina rezaram e perceberam que a Arquidiocese de Brasília precisava de um lar do idoso. As primeiras iniciativas para construção se iniciaram em 1985 e no ano 2000 a CREVIN foi inaugurada à Rua Marechal Floriano Peixoto, Qd: 63, lote:12, em Planaltina.

Diversos voluntários ajudam a dar vida à CREVIN. Todos podem participar, com doações podem ser feitas por meio de carnê, depósito, doação de mantimentos ou agendando uma visita. Juntos se torna possível oferecer o direito de envelhecer com dignidade. Além de colaboração material, eles também precisam de um pouquinho do seu tempo. Agende uma visita!

 

Mais informações:

Renovação Carismática Católica do Distrito Federal – 61 3224 8586

Ministério de Comunicação Social – Mariella Oliveira – 61 8474 6698

Fonte: Ministério de Comunicação RCC DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.