Entre os dias 22 de maio e 7 de junho, carismáticos brasileiros peregrinaram à Terra Santa com um grupo da RCCBRASIL, organizado em parceria com a Comunidade Obra de Maria. Durante os 17 dias de peregrinação, acompanhados de membros do Conselho Nacional, o grupo visitou vários locais sagrados na região, participou do 11º Congresso Internacional de Pentecoste na Terra Santa, além de cidades importantes para o cristianismo na Itália. Essa jornada espiritual durante Pentecostes foi marcada por momentos de oração profunda e experiências de fé.

O presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões, destacou a importância dessa peregrinação para fortalecer a fé dos participantes. “Ninguém que passa pelos lugares santos, com espírito de fé, sai de lá a mesma pessoa. Então nós tivemos profundos momentos de espiritualidade, de oração nos lugares santos e era visível o Espírito Santo tocando no coração das pessoas, no coração de cada um de nós e falando em áreas específicas de nossas vidas”, conta Vinícius.

Peregrinação

Imagem: Google Maps

A jornada começou no dia 24 em Tel Aviv, onde o grupo se acomodou e teve a oportunidade de visitar a Igreja do Milagre das Bodas em Kafr Kanna, Caná da Galileia. Em seguida, eles foram ao Monte Tabor e à Basílica da Transfiguração. A cidade de Nazaré foi outro destino importante, onde visitaram a Basílica da Anunciação.

No dia seguinte, a peregrinação continuou com a visita a Tabgha, local onde Jesus multiplicou os pães e peixes para alimentar uma multidão. Depois, o grupo visitou o Primado de Pedro, local mencionado no Evangelho de São João. Passando pela Igreja das Bem-Aventuranças, os peregrinos exploraram as ruínas de Cafarnaum, incluindo a casa de Pedro e uma sinagoga da época de Jesus. Também realizaram a travessia do Mar da Galileia em um barco turístico e visitaram o Deserto da Judeia.

Dia 26 de maio, chegaram à cidade antiga de Jerusalém, entrando pela Porta das Ovelhas, pela qual as ovelhas eram levadas para serem oferecidas no Templo. Em seguida, o grupo visitou as ruínas das piscinas de Betesda, onde muitas pessoas doentes e inválidas costumavam se reunir na época de Jesus. Além disso, os peregrinos viveram a Via Sacra, percorrendo o caminho que Jesus fez carregando a cruz até o Calvário. No final das 14 estações, entraram na Basílica do Santo Sepulcro, onde Jesus foi crucificado e sepultado.

 

A peregrinação também incluiu visitas à Igreja do Pater Noster, local onde Jesus ensinou a oração do Pai Nosso, e à Basílica da Agonia, onde Jesus suou sangue no Jardim das Oliveiras. 

Oportunidade especial ao lado de membros da RCCBRASIL

Para alguns peregrinos esta foi a primeira oportunidade de visitarem a Terra Santa e poder fazer esta peregrinação na companhia de outros membros da RCCBRASIL fez toda a diferença na experiência. “Em cada local visitado, além de todo conhecimento histórico, tivemos a oportunidade de rezarmos bem, esta foi sem dúvida uma peregrinação de bastante oração e escuta. Sabemos das dificuldades de cada um, mas creio que pode ser um projeto de cada carismático peregrinar à Terra Santa” relata Claudio Alexandre Silva da Costa, Presidente do Conselho Estadual da RCC no Rio de Janeiro, membro Grupo de Oração Caminhando com Jesus.

Mas a peregrinação não foi acompanhada apenas por membros do Conselho -Carmosina Oliveira da Silva Bezerra, do Grupo de Oração Apostolado da Adoração, Diocese de Caetité, Bahia, esteve na Terra Santa pela primeira vez e também disse que ter essa oportunidade ao lado de membros da RCCBRASIL é especial. “Viajar com a Renovação Carismática foi ainda mais emocionante. É ela que me motivou a estar aqui e, com certeza, em outra oportunidade, não vivenciaria tudo que eu vivenciei. Até porque em cada lugar pelo qual a gente passava era um momento de oração, onde a Palavra era pronunciada e a gente sentia realmente a presença de Jesus em todos os aspectos. A caminhada dele, os passos dele… foi único em minha vida”, se emociona Carmosina.

Participação no Congresso Internacional de Pentecostes

No sábado e domingo, dias 27 e 28 de maio, os peregrinos participaram do 11º Encontro Internacional de Pentecostes, juntando-se a mais de 2.800 brasileiros e participantes de outros países. Durante o encontro, houve momentos de oração e pregações com importantes líderes religiosos, como Patti Mansfield, que participou do retiro que ficou conhecido como “Final de Semana de Duquesne” e pioneira da RCC no mundo. Uma procissão de Pentecostes, com tochas e velas, foi realizada pelas ruas de Belém, com orações clamando o Espírito Santo para toda a nação de Israel.

Jairo Tadeu Pereira, Presidente do Conselho Diocesano da RCC em Joinville/SC, Membro do Grupo de Oração Santuário Sagrado Coração de Jesus também participou da peregrinação pela primeira vez, e ficou muito impactado com a força e a espiritualidade do Congresso na Terra Santa. “Foi uma experiência especial. Uma participação expressiva de brasileiros, Bispos e outras lideranças. Um momento de comunhão fraterna, reflexão e motivação. Os temas abordados falaram ao coração e nos motivaram a voltar com força para anunciar o Evangelho. Tudo obra do Espírito Santo”, conta Jairo.

O Congresso Internacional de Pentecostes contou com uma vigília em Belém, conduzida por vários pregadores da Corrente de Graça da RCC, incluindo o presidente da RCC Brasil, Vinícius Simões. Um grande Show de Evangelização, próximo aos muros de Jerusalém, contou com a participação de renomados cantores católicos, como Padre Fábio de Melo, Eliana Ribeiro, Frei Gilson, Elba Ramalho, Dunga e outros.

Passagem pela Itália

Além das experiências espirituais, a peregrinação também proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer a rica cultura e história da região. Durante a estadia na Itália, o grupo visitou Roma, a Cidade Eterna, onde puderam conhecer a Basílica de São Pedro, o Coliseu, o Fórum Romano e outros marcos históricos importantes. Também visitaram Assis, cidade natal de São Francisco de Assis, e puderam conhecer a Basílica de São Francisco e outros locais sagrados relacionados ao santo, e também à Santa Clara e ao Beato Carlo Acutis.

O grupo também visitou as cidades de Cássia e Roccaporena, onde viveu Santa Rita de Cássia. San Giovanni Rotondo, cidade de São Padre Pio, e Monte Sant’Angelo, onde São Miguel Arcanjo fez algumas aparições. E ainda tiveram a oportunidade de contemplar um dos mais conhecidos Milagre Eucarístico na cidade de Lanciano.

Essa peregrinação à Terra Santa e à Itália se tornou um marco na história da RCCBRASIL, deixando um legado de devoção, comunhão e testemunho para as futuras gerações de membros do movimento.

 

Confira o Diário Espiritual de Luciana Neves relatando em detalhes as experiências e os lugares por onde o grupo passou.