Já chegou a 17 estados e 33 municípios, incluindo as capitais-sedes de jogos da Copa do Mundo 2014, o número de lugares a receberem o anúncio do Evangelho em um momento em que todos só querem saber da bola da vez: futebol.  Até a última sexta-feira (04), a soma dos missionários de cada estado chegou a 2.500 jovens.

Esses números da missão Com Jesus na Copa, promovida pela Renovação Carismática Católica do Brasil, por meio do Ministério Jovem, que iniciou com a abertura dos jogos, dia 12, e encerrará no dia 13/7, leva muitos a se questionarem: “O que faz tantos jovens católicos empreenderem suas forças de torcedor, em uma missão durante a Copa?”.

A resposta começa no ano de 2011, quando o Ministério Jovem realizou a sua primeira missão, em Pamplona, Espanha, nos dias que antecederam a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em Madri. A partir daí, as ações receberiam o nome de Missões Mundiais. A motivação dessas missões foi o documento nº 94 (2011-2015) da CNBB, “Diretrizes gerais para a ação evangelizadora no Brasil”, que diz: “Contradiz profundamente a dinâmica do Reino de Deus e de uma Igreja em estado permanente de missão, a existência de comunidades cristãs fechadas em torno de si mesmas, sem relacionamento com a sociedade em geral, com as culturas, com os demais irmãos que também creem em Jesus Cristo e com as outras religiões. Inclusive eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que o Brasil vai sediar nos próximos anos, podem ser momentos de evangelização, especialmente da juventude”.

altPor isso, os jovens resolveram elaborar um plano de missão, que começou com a Jornada Mundial da Juventude do Brasil, em 2013 e se estendeu à Copa FIFA 2014, concluindo em 2016, por ocasião dos Jogos Olímpicos no país.

A seleção “Sentinelas da Manhã” entra em campo, na missão Com Jesus na Copa, utilizando o mesmo método do querigma, primeiro anúncio do evangelho, aplicado na missão Jesus no Litoral (também realizada pelo Ministério Jovem).

Com abordagem pessoal feita por duplas ou grupos de missionários, eles vão para as ruas, shopping, metrôs, praças, semáforos e estádios, onde acontecem os jogos da Copa. Pintam os rostos, cantam, levam cartazes com frases de esperança e paz, conversam com todos, brasileiros e estrangeiros, e com o sorriso no rosto e o amor de Deus no coração, levam na frase simples, a certeza capaz de mudar qualquer vida: “Jesus te ama”.

A ação também responde à oração que o Papa Francisco fez, por ocasião da abertura da Copa, quando pediu que esse fosse um momento da “festa da solidariedade entre os povos”.

“Promover o encontro de pessoas afastadas da Igreja com Deus, ou mesmo alheias e indiferentes à religião, é um gesto solidário! Uma vez que, se há alguém que, de fato, pode prestar o verdadeiro socorro, esse alguém é o próprio Deus. Nós só buscamos, com a missão, ajudar essas pessoas a se encontrarem com Ele”, explica Laylla, integrante do Ministério Jovem da RCC Pernambuco, um dos estados em missão. Ela deixa claro que no esquema tático o que não falta é um sorriso transparente no semblante dos missionários, trazendo para o cotidiano das pessoas, o desejo de se aproximarem de Deus.

Além do site do Ministério Jovem, os passos da missão podem ser acompanhados pela fanpage no Facebook e pelo perfil no Twitter, utilizando a hashtag #ComJESUSnaCopa.

Fonte: Comunicação Ministério Jovem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.