Em preparação à Festa de Pentecostes de 2022, todo Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica do Brasil é chamado a fazer 30 dias de Consagração ao Espírito Santo, de 27 abril a 26 de maio, tendo como roteiro o livro  “Consagração ao Divino Espírito Santo”, de Jean-Philippe Roullier. Em seguida, no dia 27 de maio iniciar a Novena de Pentecostes.

Por que fazer a Consagração?

No ano de 2021 a RCCBRASIL fez a consagração ao Divino Espírito Santo e, como consequência, muitos e surpreendentes testemunhos chegaram relatando a ação prodigiosa do Espírito na vida das pessoas, pois o Espírito, que age a partir de dentro, transforma, também, as realidades ao redor de quem por Ele se deixa transformar. Assim sendo, todos são convidados a repetir esta maravilhosa experiência, dando oportunidade ao Espírito Santo de fazer obra nova e surpreender mais uma vez.

O século do Espírito Santo

No dia 1 de janeiro de 1901, o Papa Leão XIII rezou o “Veni Creator Spiritus” e consagrou o século XX ao Espírito Santo. Como consequência, o século XX é chamado “o século do Espírito Santo”, porque foi neste século que teve início, por pura iniciativa de Deus, o movimento pentecostal no mundo e o nascimento da Renovação Carismática Católica.

Ao convocar o Concílio Vaticano II, o então Papa São João XXIII, rezou:  “Renova em nossa época os prodígios, como em novo Pentecostes”; e sabemos como Deus atendeu a essa prece, deixando entrar na Igreja um sopro novo do Espírito!

Assim, num gesto de grande fé na ação do Espírito, unidos em oração, e de posse do livro “Consagração ao Espírito Santo”, iremos também fazer a consagração ao Divino Espírito.

Roteiro diário da consagração

A consagração é uma proposta simples que consiste em fazer uma jornada de 30 dias com o Espírito Santo, permitindo a cada um se deixar tocar pelo amor de Deus. Os passos para a oração diária são sempre os mesmos:

– Começar rezando 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai, colocando-se na presença de Deus e sob a intercessão de Nossa Senhora;

– A seguir, ler e meditar um texto bíblico sobre o Espírito Santo (indicado a cada dia no livro);

– Após a meditação da Palavra, o livro apresenta uma breve colocação sobre o Espírito Santo feita por um santo, um doutor da Igreja ou um teólogo. São textos bem curtos, mas que tocam o coração e o torna ainda mais receptivo ao Espírito;

– Encerra-se com uma oração (modelo sugerido no livro, mas podemos também fazer a própria oração em resposta ao que foi meditado).

É uma caminhada de 30 dias e, a cada dia, é feita a entrega e a consagração ao Espírito Santo. A cada aspecto da vida que entregue a Ele, inicia-se a Sua ação poderosa naquela área; Ele intervém e tudo é transformado.

“Sempre quando intervém, o Espírito Santo nos deixa maravilhados. Suscita eventos cuja novidade causa admiração, muda radicalmente as pessoas e a história” (Discurso de São João Paulo II aos participantes do Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais).

Deixe-se transformar pelo Espírito Santo! Que esta consagração abra espaços na sua vida e no seu coração para o Espírito inaugurar coisas novas que deixem as pessoas maravilhadas e que seja motivo para glorificarem a Deus!

Os Estados e Dioceses, assim como cada carismático individualmente, poderão adquirir o livro na Loja RCCBRASIL.

alt

alt

Novena ao Espírito Santo

Encorajado pela Irmã Elena Guerra, o Papa Leão XIII publicou vários documentos importantes sobre o Espírito Santo, sendo que o primeiro deles, escrito em 1895, foi uma Carta Apostólica, “Provida Matris Charitate”, a qual terminava pedindo aos fiéis para rezarem uma novena solene (9 dias de oração) ao Espírito Santo, entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes, suplicando a unidade dos cristãos.

A proposta é fazer esta novena oficial da Igreja após o término dos 30 dias de consagração ao Espírito Santo. Assim sendo:

Dia 26 de maio encerra-se a consagração ao Espírito Santo. Portanto, no dia 27 de maio inicia-se a novena ao Espírito Santo, que será encerrada no dia 04 de junho, Vigília de Pentecostes, e em unidade com toda a Igreja no dia dia 05 de junho, celebramos a Festa de Pentecostes.

Faça um esforço para envolver cada servo e cada participante do Grupo de Oração nesta caminhada de 40 dias com o Espírito Santo para poder testemunhar a Sua ação poderosa!

alt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.