O segundo momento da manhã deste sábado, 28 de janeiro, do Encontro Nacional de Formação 2023 (ENF) que acontece no Centro de Eventos em Aparecida/SP, iniciou com um momento de oração onde foi proclamado que “somos um só povo, assim como Deus é uno, como a Igreja é una, a Renovação Carismática Católica é una”, e teve como tema “Levanta-te, vai a Nínive e anuncia-lhe o que te ordeno!”,  ministrada pelo presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica, Vinícius Simões.

A pregação iniciou com explanações acerca da Carta de São Paulo aos Efésios, relatando as situações em que Éfeso estava até chegar a Efésios 5, 8, onde São Paulo denuncia as obras das trevas.

No versículo 14, São Paulo traz que o sono significa indiferença, mornidão espiritual, um pecador “satisfeito” com o seu pecado. Dessa forma, Vinicius pontuou dois tipos de sono: o sono de São José que dormiu e sonhou a vontade de Deus, e ainda um sono indolente, da frouxidão espiritual, como o de Sansão, que é um sono das nossas ilusões que tiram Jesus do centro das nossas vidas.

O pregador completou com a seguinte palavra de ordem: “Você foi salvo por Jesus, inaugure um novo dia na sua vida e o primeiro passo para isso é reconhecer que há coisas dentro de cada um que precisam ser mudadas”, citando a música “Renova-me Senhor Jesus”.

O presidente pontuou que o Senhor colocou em seu coração para escrever um novo direcionamento, através dos verbos: levantar, ir (vai) e anunciar, ordenados para Jonas e para todos os carismáticos. Quanto ao verbo levantar, significa recomeçar, reiniciar e assim, é preciso reconhecer que a nossa fé precisa ser levantada pela graça de Deus, para voltarmos a amar uns aos outros, e em especial, que a graça de Deus faça os carismáticos serem santos e ainda proclamou uma palavra de ordem: “não tenha medo de ser carismático 24h por dia!”.

Quanto ao verbo ir, Vinícius trouxe a palavra do Papa Francisco que ordenou: “Renovação Carismática Católica é tempo de sacudir a poeira e ir para frente com mais força!”. No que concerne ao verbo anunciar, o pregador pontua que a novidade para a Igreja é Jesus Cristo e o evangelho imutável da Salvação. Os carismáticos devem ir aos novos areópagos anunciar Jesus.

Finalizando o momento, Vinícius sinalizou “Levantar-se pela graça de Deus, ir ao encontro das pessoas com a cultura do encontro e anunciar a Jesus”, encerrando a segunda pregação do dia.

alt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.