A Renovação Carismática Católica (RCC) do Estado da Bahia se prepara para o 17º Congresso Estadual. Nove mil fiéis das 19 dioceses e 3 arquidioceses do Estado celebram nos dias 06, 07, e 08 de outubro, em Salvador, o Jubileu de Ouro da RCC no mundo. O encontro acontece na Arena Fonte Nova, tendo como tema “o Espírito Santo descerá sobre Ti” (Lc 1, 35). As inscrições online foram encerradas.

 

Entre as presenças confirmadas para o evento estão:o arcebispo da arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil e vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, SCJ; o bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia, dom Gilson Andrade; o bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia, dom Estevam dos Santos Silva Filho.

 

O evento também contará com as presenças da presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil, Katia Roldi Zavaris, do presidente do Conselho Estadual da RCC Bahia, Frederico Mastroangelo; do membro da Comissão de Reflexão Teológica da RCC, João Cláudio Rufino e de irmã Ana Paula, da Congregação das Carmelitas Missionárias do Espírito Santo.

 

O Congresso

Para o presidente do Conselho Estadual da RCC, Frederico Mastroangelo, o Congresso Estadual é um momento para reunir toda a família carismática, tanto aqueles que já participam ativamente da vida do Movimento em seus Grupos de Oração, como aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a RCC. Um evento marcado por missas e momentos de oração, louvor, escuta profética, noite carismática, além de evangelização para crianças no Congressinho.

 

Amparados na Palavra “o Senhor será a consolação de Sião, e a sua escolha cairá NOVAMENTE sobre Jerusalém” (Zac 1, 17c) o congresso retorna à Arena Fonte Nova, em Salvador, para continuar a Obra de libertação iniciada no ano de 2015, no XVI Congresso Estadual. De forma especial neste ano, comemora-se o jubileu da RCC no mundo. “Será comemorado os 50 anos que esta “corrente de graça”, assim chamada pelo papa Francisco, vem proporcionando um encontro com Jesus por meio do Batismo no Espírito Santo”. Logo, todos da corrente de graça: RCC, Movimento e Novas Comunidades, são convidados ao Congresso Jubilar, o Congresso de Ouro.

 

Uma programação diversificada está sendo preparada: Tenda Jovem, noite carismática, pregações, adoração, missas, momentos de louvor e partilha. Tudo muito pensado para que o participante tenha uma experiência de vivenciar a dinâmica carismática, num espaço amplo, aconchegante e que proporcione uma experiência de Pentecostes inesquecível. As inscrições online foram encerradas na quinta-feira (28). Porém, como o limite de inscrições não foi atingido, a comissão organizadora decidiu que haverá novas inscrições no local do evento, limitada aos mesmos 9 mil participantes.

 

As Caravanas

Caravanas de todas as dioceses da Bahia estão se mobilizando para participar. Dentre os muitos relatos e testemunhos dos Grupos, destacamos o Grupo de Oração Brilho da Face de Deus, da diocese de Juazeiro. Várias ações foram implementadas para arrecadar o valor necessário para que os participantes do Grupo possam ir ao Congresso:

 

“Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo, meu nome é Vera. Eu sou coordenadora do BRILHO DA FACE DE DEUS, hoje com 35 membros, nós estamos trabalhando para o Congresso Estadual da Renovação Carismática, vendendo pic-nic (picolé de saquinho), de porta em porta, para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nós falamos o objetivo da nossa venda e as pessoas estão nos ajudando, comprando os pic-nic, aproveitam e nos pedem oração. Estamos muito contentes com as vendas. Temos também a feira da pechincha (venda de roupas usadas) aos domingos pela manhã, com muito desempenho e ajuda das pessoas. As vendas acontecem na Feira Municipal de Juazeiro e também nos bairros adjacentes daqui da nossa comunidade da Imaculada Conceição. Esta feira nos deu muita alegria porque outros grupos e outros movimentos e também outras igrejas nos ajudaram muito”.

 

São muitos os testemunhos de Grupos e dioceses que se mobilizaram para estarem presentes em Salvador. Caravanas como a de Barreiras, que irão percorrer de ônibus mais de mil quilômetros de distância.

 

Mastroangelo lembra: “No Congresso Estadual renovam-se as forças, fortalece-se a identidade carismática e reassume-se o compromisso de mudança interior, que refletirá na vida pessoal, na família, na Igreja e na sociedade. Tudo isso impulsionado pela força do Espírito”.

 

 

Fonte: Ministério de Comunicação Social da RCC da Bahia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.