Aproximadamente 550 pregadores baianos reuniram-se no final de semana de 8 a 10 de junho no acampamento Maanaim, próximo a Feira de Santana, para o II Encontro Estadual de Pregadores do estado da Bahia. Das 22 dioceses do estado, 20 estavam representadas no evento.

O coordenador nacional do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes, esteve no encontro e pregou sobre diversos temas, sempre fazendo uma ligação ao tema central do encontro, “Apascenta as minhas ovelhas”. Além de Praxedes, a coordenadora estadual do Ministério de Pregação da RCC Bahia, Terezinha Araújo, ministrou as orações do evento.

O encontro foi dirigido para aqueles que já estão no exercício do ministério, mas também para aqueles que porventura tenham se afastado e para os que desejam conhecer um pouco do perfil do Ministério de Pregação.

Uma missa foi celebrada na sexta-feira (8) à noite, marcando a abertura oficial do encontro. Já na manhã de sábado, Praxedes fez um convite aos presentes de fixarem os olhos no chamado de Deus e a viverem uma vida segundo a vocação a que foram chamados. Em um segundo momento, levou todos a refletir sobre a mística profunda que tem o poder de curar, libertar, converter toda e qualquer situação. Sempre ressaltando que a Palavra de Deus pronunciada, realiza o que predisse “não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55,11).

Durante a tarde de sábado, os pregadores foram convidados a refletir sobre o pastoreio. Momentos de intimidade com Deus e adoração ao Santíssimo Sacramento finalizaram o dia de sábado, com uma oração dirigida por Terezinha.

Uma oração pedindo a efusão do Espírito Santo, em busca de um novo e profundo Pentecostes, iniciou a manhã do domingo. Lázaro pregou sobre a diferença entre experiência de Deus e experiência religiosa, enfatizando a importância de cada pregador atualizar a experiência de Deus em sua vida, mostrando que quando surge um desânimo e o serviço se torna um fardo, ele deve voltar-se para si e perceber que há algo errado.

Finalizando, Lázaro falou da importância do ofício do pregar: “Fazer com que em cada pregação aconteça a experiência do Batismo no Espírito que transforma os rostos em memória permanente de Pentecostes”. Ele também explicou a missão do Ministério de Pregação: fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo, evangelizando o povo de Deus do Brasil a partir da experiência do Batismo do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.