Cerca de 10 mil fiéis participaram do Congresso Estadual que marcou toda a Renovação Carismática Católica do Espírito Santo, entre os dias 16 e 18 de agosto. O evento realizado no Pavilhão de Carapina, contou com a visita de membros do Conselho Estadual e Nacional da RCC, do padre da diocese de Osasco, Nilson Motta e do bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Rubens Sevilha.
Momentos de adoração, louvor, formação, partilha e reavivamento foram vivenciados no Congresso. A presidente estadual da RCCES, Suely Menegardo Corona proclamou para todo o estado uma profecia aos servos ali presentes: “Ousadia de transformar a Fé em atos”. Esse foi o grande pedido de Deus feito à presidente estadual, ao se preparar para o tema: ‘Fé concretizada em atos’ (No meu Grupo de Oração)”.
A presidente nacional da Renovação Carismática Católica, Kátia Roldi Zavaris, falou sobre a moção do Movimento para este ano: “Essa é a Vitória que Vence o Mundo: a Nossa Fé” (I Jo 5, 4), que tem sido proclamado em todo Brasil. A capixaba lembrou dos primeiros tempos, dos congressos passados e disse que é preciso voltar às primícias, ao primeiro amor, e que este é tempo de um novo Ruah, ou seja, um novo sopro de Deus para o Estado do Espírito Santo. Ela também recordou que o Senhor não tira os olhos dos teus filhos e que Deus está sempre cuidando de cada pessoa: “Não estamos sozinhos. Todo membro do Grupo de Oração forma uma grande família, que cuida um do outro e pensa em seus irmãos. Mas para que o amor se difunda entre nós, é preciso clamar sem cessar pelo Espírito Santo de Deus”. Esclarece.
Além dos pregadores e membros da nossa Igreja, os ministérios da RCC estavam bem representados. O Ministério Universidades Renovadas (MUR) montou um estande para apresentar aos servos presentes no pavilhão o seu principal objetivo: levar a experiência com o Espírito Santo de Deus para dentro das Universidades, atuando em unidade com todo o Movimento.
O Ministério para Crianças realizou o Congressinho com o objetivo de reunir os filhos dos participantes para vivenciarem momentos de oração, com muito louvor, pregações e dinâmicas com linguagens especificas para eles. Outro destaque do ministério foi a apresentação de dez servos mirins da cidade de Iconha. Eles cantaram a música “Tenho Fé”, que ganhou a competição nacional promovida pela RCC, no II Festival de Música Infantil.
“Nós fomos os únicos que enviaram uma música aqui do Espírito Santo. E das 13 canções selecionadas para a final, a nossa foi a escolhida como campeã. Ficamos muito felizes por isso! A nossa intenção hoje é mostrar a importância desse ministério, que infelizmente ainda não existe em todos os Grupos de Oração”, explica o coordenador do Ministério de Crianças de Iconha, Jonas Marconcini.
Comunidades Católicas de Vida e Aliança também marcaram presença durante os três dias do XVIII Congresso Estadual da RCC. Cada uma em especial, mostrou seu carisma e trabalhos realizados dentro da Igreja e do Movimento da RCC.
Uma delas é a Comunidade Vida Nova, que tem como carisma o “Abraço da Misericórdia” e a outra, a Comunidade de Vida e Aliança “Jesus está Vivo”, que contribuiu com o evento por meio de um estande vocacional.
A Editora RCC Brasil estava presente também levando produtos oficiais da Renovação. Entre eles: camisas, livros, apostilas de formação, botons, terços, CDs e muitos outros materiais de evangelização, para todos os ministérios e vocações. Comprando um desses itens, os servos não só ficavam informados sobre o que acontece na RCC, como também ajudavam as ações do Movimento em todo o Brasil, colaborando também para a construção da Nossa Casa, Nossa Benção.
A presidente do Conselho Nacional, Katia Roldi Zavaris analisa o encontro como um momento de grande graça para todo o estado do Espírito Santo: “Este congresso foi uma alegria imensa pra mim e mais ainda para o coração do Senhor, porque olhar esse pavilhão repleto de pessoas me faz perceber o quanto o Senhor ama a Renovação do Estado do Espírito Santo e o quanto Ele quer que esta Renovação esteja unida para uma evangelização poderosa, mais ampliada a partir da nossa identidade que é o Batismo no Espírito Santo”.