Cerca de 130 pessoas, entre representantes de comunidades de renovação e lideranças de várias instâncias da RCC, participaram do III Encontro Nacional de Articulação e Promoção das Comunidades de Renovação, de 20 a 22 de junho, na Comunidade Javé Nissi, em Pouso Alegre/MG.

O tema “Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”, moção inspirada para a RCC do Brasil para 2014, conduziu o encontro para um profundo momento de fortalecimento de laços entre as expressões carismáticas e o Movimento.

Reinaldo Beserra, coordenador da Assessoria da RCC do Brasil para as Comunidades de Renovação, fez a primeira reflexão do encontro que se voltou à história das Novas Comunidades com a Renovação. Desde o surgimento destas até o atual cenário em que as próprias organizações internacionais, a Frater e o ICCRS, têm se unido para um trabalho em comum, Reinaldo destacou a importância de uma articulação unidade de maneira profunda.

Também a presidente do Conselho Nacional, Katia Zavaris, refletiu sobre a necessidade da união, com base no discurso feito pelo Papa Francisco à Renovação durante 37ª Convocação na Itália, em Roma. Lembrando a fala do Pontífice que chamou a Renovação de uma “corrente de graça para a Igreja”, Katia afirmou ser necessária a comunhão entre as expressões carismáticas, para que esse carisma seja fortalecido.

alt

Como testemunho de todo esse chamado, o moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi, Tácito José Coutinho, partilhou sobre a experiência de unidade que as Comunidades de Renovação vivem com o Movimento na diocese de Pouso Alegre/MG.

A homilia durante a Santa Missa, ainda no sábado, recordou um importante ponto para se responder concretamente a essa necessidade de comunhão. Padre Marlos Mucio, da Missão Sede Santos de Taubaté/SP, falou sobre a importância da humildade do servo, lembrando que, quando nos reconhecemos fracos diante de Deus, é que recebemos Sua força para continuar a missão.

Durante o encontro, os participantes se dividiram em grupos de partilha para fazer uma reflexão sobre o texto “Partido de Cristo ou Igreja de Jesus Cristo?” do cardeal Joseph Ratzinger. A discussão de cada grupo foi apresentada na manhã de domingo em plenário.

No encerramento dessa terceira edição, Reinaldo Beserra proporcionou uma conclusão de todas as reflexões e passou alguns direcionamentos. O encontro foi finalizado com a Santa Missa.

 

Assista à matéria do evento que traz partilhas sobre experiências vividas neste tempo de busca de fortalecimento da unidade:

 

{youtube}19Y9Yad7AjA|560|315|1{/youtube}

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.