Entre os dias 11 e 15 de julho, foi realizado na cidade do Rio de Janeiro o 3º Encontro Nacional de Jovens líderes dos Movimentos e Novas Comunidades, proporcionado pela Pastoral Juvenil da CNBB. O tema trabalhado foi ‘Chamados e enviados para serem profetas das nações’.

Como representantes da Renovação Carismática Católica estiveram presentes: Camila Ribeiro, Coordenadora Diocesana do Ministério Jovem em Campo Limpo (SP), Hanz Flaubert, Coordenador Arquidiocesano do Ministério Jovem em Diamantina (MG), Heitor Pereira, Coordenador Arquidiocesano do Ministério Jovem em Goiânia (GO), Paulo Gustavo, membro do núcleo estadual do Paraná, e Thainá Anegue, Coordenadora Estadual do Ministério Jovem (RJ).

No primeiro dia o encontro foi direcionado para a temática de fé e discernimento vocacional. O Bispo Dom Antonio Emídio Vilar aplicou a primeira formação apresentando o ‘Sínodo da Juventude’, com referenciais de documentos da CNBB e alguns materiais utilizados como Instrumentum Laboris, como enfoque os desafios e oportunidades dos jovens na atualidade, acompanhamento dos jovens e atividades formativas.

A segunda formação do dia foi com Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom sobre ‘Estados de Vida’. Ele comentou sobre o plano de Deus, o discernimento desse chamado e a resposta com ardor a este plano divino. Moysés partilhou sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia e como trilhar o caminho de discernimento vocacional.

Também como conclusão da parte formativa do dia, ocorreu testemunhos vocacionais, com cada jovem de movimentos e novas comunidades explicando sobre seus caminhos percorridos para viver sua vocação de forma autêntica.

No segundo dia o encontro foi direcionado para temática sobre os Eixos da Pastoral Juvenil.A primeira formação foi com Padre Antônio Ramos, conhecido como Padre Toninho, assessor nacional para juventude CNBB.Ele fez uma retrospectiva histórica da Pastoral Juvenil do Concílio Vaticano II aos nossos dias atuais. Padre Toninho explicou o que é a Comissão Episcopal Pastoral para juventude, como é o Setor Diocesano da Juventude e também comentou sobre o Brasil ser o país com maior quantidade de novas comunidades. Foram utilizados nesta formação os documentos 85, 93 e 103 da CNBB e o Documento de Aparecida.

Lucas Galhardo, membro da Coordenação da Pastoral Juvenil fez uma partilha sobre o Pré Sínodo em Roma com o Papa Francisco, cujo o mesmo representou o Brasil. Lucas explicou sobre a estrutura e funcionamento do Sínodo, interagindo com os jovens que estavam no encontro através de questionários on line com perguntas que também foram feitas no pré sínodo.

Padre Toninho deu continuidade nas formações, porém através da Cartilha IDE sobre o novo projeto de Evangelização da juventude brasileira que se desenvolve de 2018 a 2020 com a motivação ‘Ide e pregai o Evangelho a toda criatura!’ Mc 16, 15.

Dom Nelson Ferreira, Bispo Diocesano de Valença (RJ), que também faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB esteve presente ao longo de todo o dia partilhando no encontro sobre a missão dos jovens nos tempos atuais.

No terceiro dia o encontro foi direcionado para temática sobre os Cristãos Leigos. As formações iniciaram com Tatiana e Ronaldo Melo, casal responsável pela Pastoral da Família na Arquidiocese do Rio de Janeiro, falando sobre a Ação transformadora dos cristãos leigos e leigas na Igreja e no mundo. Foram usados os documentos 105 da CNBB, Lumen Gentium, Evangelii Nuntiandi e a Carta a Diogneto sobre os primeiros cristãos.

Na parte da tarde, os jovens participaram da formação e treinamentos para missão no dia seguinte. O foco formativo foi sobre a postura dos missionários, os locais, a logística, a abordagem, respeitando as diversas formas de missão que cada movimento e nova comunidade já atuam em suas realidades e carismas.

Ocorreu também uma partilha dividida em dois grupos, Movimentos e Novas Comunidades, onde foi possível conhecer de maneira mais específica como os mesmos contribuem nas realidades juvenis no Brasil através de seus carismas.

No quarto dia o encontro foi direcionado para as missões. Todos os jovens foram divididos para atuar nos campos de missão como Cracolândia, comunidades em torno do Bairro Riachuelo, Aterro do Flamengo, Largo do Machado, Praça Mauá, Centro, Copacabana e Shopping Nova América. Os jovens partilharam a experiência em fazer missão com outras expressões, e desta forma puderam agir com arte, teatro, dança, querigma, terço, corte de cabelo, higienização, refeições e distribuição de roupas.

Os jovens ao longo da semana puderam partilhar de momentos fecundos em unidade como adoração eucarística, louvor, Grupo de Oração e terço. Mas também explorando sua juventude com momentos de lazer como esporte, cristoteca, festival de expressões e espetáculo sobre a vida do servo de Deus Guido Schaffer.

O Encontro Nacional teve seu término com envio do Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Com uma belíssima reflexão através do Evangelho de São Marcos 6, 7 – 13 em que Jesus envia os discípulos dois a dois, o Cardel encorajou os jovens a sem medo anunciar Jesus e testemunhar este amor com seus carismas para gerar transformações e vida nova a outras pessoas em seus estados, alertando que a alegria dos jovens é uma grande estratégia de Deus para sociedade nos dias de hoje.

 

Colaboração: Thainá Anegue (Ministério Jovem – RJ)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.