Desde 2004, uma iniciativa da coordenação diocesana da RCC de Maringá/PR, desenvolvida pelo Ministério Universidades Renovadas, vem ajudando jovens de baixa renda a se prepararem para as provas dos vestibulares. É o Projeto Educação & Dignidade, conhecido por Cursinho Renovação, que duas vezes por ano forma turmas nas quais, em aulas noturnas, professores voluntários se dedicam a facilitar o aprendizado e orientar os estudantes.

Estima-se que aproximadamente 900 pessoas já tenham passado pelo curso. Em média, cada turma reúne 60 alunos. A maioria deles tenta uma colocação na Universidade Estadual de Maringá, principal instituição de ensino superior da cidade, que realiza dois vestibulares por ano. Mais do que simplesmente deixar os alunos aptos para a faculdade e, posteriormente, para o mercado de trabalho, um dos objetivos do projeto é transmitir valores de cidadania.

Atualmente, o cursinho é administrado pelo MUR. Entretanto entre os voluntários, há pessoas de  diferentes ministérios da RCC, de outros movimentos e até mesmo pessoas de fora da Igreja. De um total de 30 voluntários, 25 são professores e os outros cinco trabalham nas atividades de secretaria.

Para frequentar as aulas, que acontecem na paróquia São Francisco Xavier, não é necessário morar em Maringá. Porém, alguns documentos de comprovação de renda familiar são exigidos durante a pré-inscrição, já que o cursinho é direcionado a alunos que não tenham condições de pagar. Além disso, pessoas que já tenham concluído o ensino médio têm prioridade em relação aos que ainda não concluíram essa etapa.

O professor Claudivan Sanches Lopes é membro da comissão de organização do Cursinho Renovação. Ele explica que durante as aulas, os professores incentivam que os alunos procurem os Grupos de Oração e também outras ações da Igreja. Além disso, momentos de oração sempre são realizados no início e no final das atividades.

“Minha experiência, como da maioria das pessoas que participa do projeto, tem sido extremamente gratificante. O trabalho é, sem dúvida, árduo, mas seus resultados são muito animadores”, destaca o professor.

Aprovados

Nestes sete anos de cursinho ótimos resultados têm sido alcançados. Uma média de 10% dos estudantes que terminam o cursinho é aprovada no vestibular da universidade local. No  último vestibular de inverno foram cinco aprovações: nos cursos de Direito, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Geografia e Informática.

Como participar

Os interessados podem acessar o site da RCC Maringá ou entrar em contato pelo telefone: (44) 3026-8811.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.