O Congresso Estadual do Ministério de Pregação e Formação aconteceu entre os dias 26 e 27 de abril, no Colégio Pio XII em Belo Horizonte/MG. Iniciou-se com oração de escuta profética, por meio das seguintes palavras: “Eu tenho sede do meu povo e quero derramar o meu Espírito Santo sobre todos. Não tenhais medo, Eu vos conduzirei ao mundo” o que avivou e curou o coração de muitos servos.
O coordenador nacional do Ministério de Formação abordou a importância da oração pessoal e a volta ao primeiro amor. De acordo com Vinicius Simões, o caminho de ser discípulo é ter um verdadeiro amor a Jesus; ser livre na vontade de Deus e renunciar-se sempre; ter uma vida fecunda de oração; e ainda mais, estimulou dizendo “devemos estar dispostos a escutar e ter formação espiritual e pastoral”; e por fim, ser parecido com o Mestre e ter um rosto de santidade.
Uma frase que tocou os congressistas foi: “O Espírito Santo é Deus, Ele não é mágico, temos que oferecer matéria-prima para o retorno ao discipulado”, ou seja, é necessário se formar, ter a paciência de sentar e aprender.
O missionário apóstolo da efusão do Espírito Santo possui algumas características, elas foram citadas pelo pregador, tais como: curar e pregar o Evangelho, abraçar a cruz, lembrando que um missionário possui um coração de gratuidade sem querer nada em troca; identificar-se pela missão, sem cessar; também é necessário estar continuamente animado pelo Espírito Santo; ter um coração cheio de amor ao próximo; e finalmente ser comprometido com a unidade.
Uma sequência de pregações impactou os corações dos participantes.
Renato Alves, responsável pelo Ministério de Pregação em Minas destacou a importância da renúncia ao pecado e a busca pela santidade para viver bem a missão. De acordo com o pregador, é necessário uma revisão de vida, antes de sair em missão. “Deus suscita um exército de pregadores em Minas e uma pré-condição para participar desse pelotão é renunciar ao pecado, não dá para anunciar e ser conveniente com pecado”.
Outro a anunciar a palavra foi Cristiano Costa, presidente da RCC Minas. Apresentando a realidade do estado, o coordenador destacou a urgência da missão: “Deus nos envia, devemos estar atentos a esse chamado, não podemos descansar diante do olhar do Deus de evangelizar, devemos ser ousados, quebrar as barreiras diante das orações e jejuns, para isso somos chamados a dar a vida, a se desgastar pela missão”.
“O Grupo de Oração precisa ser o cenáculo de Jerusalém nos dias de hoje.” Esse foi o direcionamento dado por Vinícius, em sua segunda pregação. O pregador deve estar focado na evangelização primeira no Grupo de Oração, onde se destaca a vivência da espiritualidade de Pentecostes, ao uso dos dons e carismas.
Participantes de diversas dioceses mineiras mostraram-se encantados com as pregações. Tal como partilham nos testemunhos abaixo:
“Hoje foi um dia profético de muita graça e poder, onde eu destaco o desejo de buscar a santidade e vejo que não tem como sermos pregadores sem sermos santos no dia de hoje. As pregações fizeram meu coração arder e reavivar a chama. Como foi bonito ver o Senhor nos convocando a ser um exército em ordem de batalha; acredito que a partir de hoje mudará a história do Grupo de Oração e da diocese de Almenara, pois começa aqui um novo tempo para nós”. Marcelo Pereira Lacerda, Diocese de Almenara.
“Hoje foi um dia ótimo, eu tinha algumas dúvidas sobre meu ministério e coordenação de Grupo, mas o Espírito Santo me deu uma resposta, me direcionando. A pregação sobre intimidade de Deus me mostrou que é como se você tivesse tão distante, mas Deus vai se revelando a você e você sente a presença de Deus próximo. Eu viajaria mil quilômetros ou mais se fosse o caso para estar aqui nesse evento” (João Soares, Arquidiocese de Montes Claros).
“As pregações significaram para mim um reavivamento, uma confirmação do chamado ao ministério de pregação, e percebi que muitas vezes nos afastamos da intimidade com Deus. Precisamos estar em unidade com Jesus. Aqui compreendi que o meu chamado foi para o Grupo de Oração, tenho certeza que muitas pessoas vão lá buscar uma experiência de Deus, e agora a responsabilidade é muito maior” (Jane Soares, Diocese de Araçuaí).
Toda cobertura do evento foi realizada em tempo real pela fanpage do Ministério de Pregação. Para acessar, clique aqui.