A Renovação Carismática Católica da Paraíba promoveu nos dias 31 de agosto e 01 de setembro na cidade de Guarabira o Congresso Estadual que teve como tema “O Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). O evento aconteceu no Shopping Cidade Luz e contou com a presença de, aproximadamente, 2.000 pessoas das cinco dioceses do estado. Na programação aconteceram Santas Missas, adoração, louvor, apresentações artísticas, Congressinho, pregações com Katia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Maria Ivone Ferreira, presidente da RCC Paraná e Julianne Leiros, presidente da RCC Paraíba, além da presença de sacerdotes, seminaristas, religiosos, consagrados e membros de Grupos de Oração.

A comemoração dos 50 anos da RCC no Brasil iniciou com adoração a Jesus Eucarístico. Logo após, tivemos a pregação da presidente do Conselho Nacional, Katia Roldi Zavaris, quando nos foi exortado que não podemos esquecer do sacrifício que Jesus fez por nós. Katia lembrou que Deus orientou que não podemos nos afastar de Jerusalém e nosso Grupo de Oração é nossa Jerusalém, que precisamos ter os olhos fixos em Jesus e que não podemos nos acomodar com o mundo. “Deus nos ama tanto que edificou uma morada para nós. O nosso coração é a morada de Deus. Carismático que se acomoda com o mundo não vive sob ação do Espírito Santo”, concluiu.

Em seguida, tivemos a pregação de Maria Ivone Ferreira, presidente do Conselho Estadual da RCC Paraná. Através da passagem de Filipenses 2, 1-4, ela afirmou o quanto precisamos viver na unidade, pois em um Grupo de Oração unido o demônio não age e reforçou sobre a importância da humildade. “A humildade nos ensina que o outro é melhor que nós. E que mesmo com as nossas diferenças, somos iguais perante o Senhor. Quando procuramos na simplicidade o Senhor, somos inundados pelo amor de Deus. O Senhor pede a RCC da Paraíba humildade e fidelidade”, disse.

À tarde, em sua segunda pregação, Katia Roldi Zavaris, usando como base a passagem da primeira carta de Coríntios 12, 3b, reafirmou que é necessário a entrega e confiança aos desígnios do Senhor para nossas vidas. “Só seremos plenamente felizes se estivermos no lugar que o Senhor sonhou para nós e Ele confirma o caminho através do serviço na RCC. Jesus envia a Renovação para ser luz nesse mundo”, disse. A presidente também falou sobre a importância do sacrifício de Jesus por amor a nós. “Jesus não nos quer presos, Ele conquistou essa liberdade para nós por um alto preço”, ratificou e acrescentou que possamos fazer valer a pena tudo o que foi pago por nós, pois é chegada a hora de tomar a decisão, o medo de se entregar e seguir Jesus não deve mais existir, fazer a vontade dele e lutar pela santidade, a partir de agora, tornou-se nosso objetivo de vida.

Maria Ivone, em sua última pregação, trouxe Maria como modelo de entrega, de serva e de como buscar a verdadeira santidade. Ela afirmou que é preciso imitá-la, pois “onde Maria está, acontece Pentecostes, surge alegria”. A pregadora nos relembrou que é preciso renovar nossa entrega diária por Jesus. “Nós precisamos falar mais: faça-se em mim segundo a tua palavra”, disse. Maria Ivone concluiu confirmando que Maria nos ajuda a perseverar nos caminhos do Senhor e que não podemos desistir. “Não podemos fraquejar, se você é batizado no Espírito Santo não tem como voltar. Continuemos firmes, renunciando o mundo, Deus está preparando maravilhas para nossa vida”, ressaltou.

No encerramento da programação da tarde, aconteceu a celebração da Santa Missa, presidida por Padre Moisés Rodrigues, da ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses. A liturgia nos trouxe a preparação dos discípulos através da caminhada de Jesus à Jerusalém. “Discípulo é aquele que imita o Mestre com humildade, gratidão e amor desinteressado. Quer agradar a Deus? Seja humilde”, afirmou o sacerdote.

A Noite Jubilar foi marcada por muita festa! O Ministério de Música do Grupo de Oração Com Jesus Há Esperança e as irmãs Missionárias Diocesanas do Divino Amor agitaram os carismáticos da Paraíba com muita alegria e canções ao Espírito Santo. A noite de comemorações ainda foi marcada por momentos para recordar a trajetória do Movimento nestes 50 anos, com canções, presença dos ex-coordenadores estaduais, além de apresentações artísticas, vídeos, homenagens e stand up.

A pregação da manhã do domingo foi realizada pela presidente do Conselho da Renovação Carismática Católica do estado da Paraíba, Julianne Leiros. Ela explicou que Deus deu a orientação para sermos um povo de louvor, oração e testemunho e lembrou da profecia do tempo de colheita para o Movimento no mundo. “Nós somos servos da colheita. Desperta, RCC Paraíba, para um tempo novo, tempo de colheita. Lembre-se: nós somos felizes quando somos decididos. Deus tem muito para nossa vida. É tempo de reagir”, exortou.

O Congresso Estadual da RCCPB se encerrou com a Santa Missa presidida por Dom Aldemiro Sena dos Santos, bispo da Diocese de Guarabira. Ele também falou sobre a humildade que os carismáticos devem ter. “A bíblia nos mostra duas virtudes como um caminho: humildade e gratidão. Precisamos imitar Jesus, essa virtude provém do Senhor”, concluiu.

Lidiane Gomes dos Santos, membro do Grupo de Oração Jovens com Cristo, da cidade de Arara da Diocese de Guarabira, falou sobre as graças vividas no evento. “O Congresso Estadual da RCCPB foi uma estratégia de Deus para um novo mover na minha vida. Tudo o que vivi nestes dois dias renovou o meu amor pelo serviço, pelo meu Grupo de Oração e pelo meu chamado a ser luz no mundo”, afirmou.

 

Fonte: Ministério de Comunicação da RCC Paraíba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.